Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Policial

Força Aérea intensifica fiscalização da aviação no Centro-Oeste

Esta é a quinta edição da Operação Voe Seguro. Em 2013, aeródromos do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Pará também receberam a fiscalização.

Cojuntura Online

03 de Abril de 2014 - 10:32

Objetivo da ação é prevenir acidentes aeronáuticos e irregularidades por meio de uma espécie de “blitz aérea”. A Operação Voe Seguro fiscalizou 726 voos em 13 aeródromos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O objetivo da ação, fruto de uma parceria da FAB (Força Aérea Brasileira) com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Polícia Federal e Receita Federal, é prevenir acidentes aeronáuticos e irregularidades por meio de uma espécie de “blitz aérea”.

Esta é a quinta edição da Operação Voe Seguro. Em 2013, aeródromos do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Pará também receberam a fiscalização. De acordo com dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), cerca de um terço dos acidentes aeronáuticos da aviação geral são causados por desvio de conduta dos pilotos.

“Fazemos o monitoramento das aeronaves diuturnamente e, numa operação conjunta como esta, buscamos intensificar a segurança das operações aéreas e prevenir acidentes”, afirma o Capitão Especialista em Tráfego Aéreo Ubiraci Pereira, do Centro de Coordenação e Controle da Operação.

Segundo a Anac, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul há quase 1.300 aeronaves de aviação geral em operação. O coordenador da agência na Operação, Cícero Feitosa, ressalta a importância de operações em parceria com outros órgãos.

“Absorvemos muito conhecimento e vemos ótimos resultados na troca de informações e cooperação entre os órgãos”, ressalta. Waldemar Sebastião Mesquita, piloto da aviação geral há 38 anos, abordado na “blitz aérea” em Campo Grande, aprovou a iniciativa.

“Acho muito bom que haja a fiscalização contra as irregularidades. Não é a primeira blitz que participo, fico muito satisfeito”, afirmou.

Dados da sexta edição da Operação Voe Seguro:

13 aeródromos no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Três dias de operação: 26, 27 e 28 de março

726 voos foram monitorados

26 infrações de tráfego aéreo

90 abordagens da Anac (Força Aérea Brasileira)