Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Policial

Idoso descumpre decreto de isolamento, se recusa a deixar calçadão de Boa Viagem, xinga policiais e é detido; veja vídeo

Homem de 63 anos disse ser aposentado da Aeronáutica, foi algemado e levado à delegacia na Zona Sul do Recife. Bolsonaro postou trecho do vídeo e criticou governadores e prefeitos.

G1

19 de Abril de 2020 - 15:43

Um idoso de 63 anos foi detido por policiais militares na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, após descumprir o decreto estadual que proíbe a circulação nas praias e calçadões em Pernambuco, devido à pandemia do novo coronavírus, e desacatar os agentes de segurança (veja vídeo acima). O caso ocorreu na tarde do sábado (18) e foi registrado em vídeo, que teve um trecho postado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma rede social neste domingo (19).

  • Segundo a Polícia Militar (PM), o caso aconteceu às 16h35 do sábado (18), e os policiais foram acionados por dois agentes de trânsito da prefeitura do Recife. Nas imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo, é possível ver o momento em que o idoso, que estava vestido com uma camisa com uma imagem de Jair Bolsonaro, grita com os policiais e os xinga.

"Eu sou aposentado pela Aeronáutica [...]. Eu não estou errado, não, eu pago meus impostos", disse o idoso no vídeo. O decreto que proíbe a circulação foi anunciado pelo governo no dia 6 de abril, como forma de promover o isolamento social, reconhecido mundialmente como forma mais eficaz de conter a pandemia da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a PM, o idoso "insistia em desobedecer a determinação sanitária de restrição das caminhadas no calçadão" e as "tentativas dos policiais militares de diálogo e convencimento também foram frustradas".

Em nota, a Polícia Militar afirmou que "houve ofensas verbais e tentativas de intimidação dos servidores públicos, quando o senhor afirmou ser desembargador e aposentado da Aeronáutica. Ele chegou até mesmo a arrancar o celular das mãos de um policial".

Ainda no texto, a PM disse que a "restrição do acesso a parques, calçadões e outras áreas de lazer e convivência pública vale para todos os pernambucanos". Desde o início da pandemia da Covid-19 no estado, em 12 de março, "as forças de segurança autuaram 205 pessoas por descumprimento de determinações de saúde pública. Isso ocorreu em 55 municípios pernambucanos".

O vídeo mostra o momento em que o idoso é posto no chão e algemado. Ele foi levado para a Delegacia de Boa Viagem, onde foi autuado por desacato e liberado após assinar um termo de compromisso para comparecer à audiência quando for intimado. O homem responde a um termo circunstanciado de ocorrência.