Policial
Juíz eleitoral manda apreender jornal com pesquisa irregular em Alcinópolis
A mesma enquete diz que Ildomar Carneiro (PMDB) tem 38% das intenções de votos, sendo que 16% estariam indecisos.
Edição de Notícias
06 de Outubro de 2012 - 09:09
O juíz Cláudio Muller Pareja, da 12a zona eleitoral, determinou a apreensão de todos os exemplares do Jornal Tribuna MS, com data entre 30 de setembro a 07 de outubro, que estivessem circulando em Alcinópolis e região.
A liminar foi concedida nesta sexta-feira (05) porque o jornal divulgou uma pesquisa irregular, ou seja, sem registro junto ao TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral). Consta nos autos que a enquete realizada em Alcinópolis não foi divulgada como determina a legislação.
Em caso de veiculação de enquete, o responsável deve informar de forma clara que não se trata de pesquisa eleitoral e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
Segundo a publicação, a enquete induz o eleitor de Alcinópolis a pensar que Mané Nunes (PR) lidera a preferência pela disputa da prefeitura com 46%. A mesma enquete diz que Ildomar Carneiro (PMDB) tem 38% das intenções de votos, sendo que 16% estariam indecisos.
Além da apreensão dos jornais, o juíz proibiu nova tiragem, assim como a distribuição em outras cidades da região norte, sob pena de multa de R$ 50,00 por edição. Foi dado ao Jornal Tribuna de MS 48 horas para se manifestar.