Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 11 de Fevereiro de 2026

Policial

Mais de 90% da população come poucas frutas, legumes e verduras

A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (400g) para mais de 90% da população.

Fonte: IBGE

29 de Julho de 2011 - 09:53

Café, feijão, arroz e sucos estão entre os alimentos mais consumidos diariamente pelos brasileiros.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com as famílias brasileiras mostra que o consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias.

A ingestão diária de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo Ministério da Saúde (400g) para mais de 90% da população.

Já as bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos e refrigerantes) têm consumo elevado, especialmente entre os adolescentes, que ingerem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos, além de apresentarem alta frequência de consumo de biscoitos, linguiças, salsichas, mortadelas, sanduíches e salgados e um menor ingestão de feijão, saladas e verduras.

Entre homens e mulheres, são elas que consomem mais verduras, saladas e frutas. Por outro lado, elas também lideram a preferência por doces.

No caso de bebidas alcoólicas, a situação é inversa: o consumo per capita de cerveja e bebidas destiladas dos homens é cerca de cinco vezes maior do que o das mulheres.

Fora de casa

Sobre o percentual de consumo fora do domicílio em relação ao consumo total, segundo cada tipo de alimento, destacaram-se: cerveja (63,6%), salgadinhos industrializados (56,5%), salgados fritos e assados (53,2%), bebidas destiladas (44,7%), pizzas (42,6%), sanduíches (41,4%), refrigerantes diet ou light (40,1%), refrigerantes (39,9%), salada de frutas (38,8%) e chocolates (36,6%).

O consumo fora do domicilio foi maior para os homens na maioria dos alimentos, exceto pão integral, biscoito doce, produtos diet, chocolates, sorvetes e salgadinhos industrializados.

Essas e outras informações estão disponíveis no estudo “Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil”, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, uma publicação da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009.

Para a realização do estudo, foram coletadas informações sobre a ingestão individual de alimentos de todos os moradores com 10 anos ou mais de idade, distribuídos em 13.569 domicílios.

Pela primeira vez, foram levantadas informações sobre a ingestão de alimentos fora do domicílio.

A publicação completa pode ser acessada na página do instituto.