Policial
Operação Tolerância Zero fecha duas casas noturnas em Dourados
Entre sábado e ontem um bar localizado na Avenida Marcelino Pires e uma boate da BR-163 tiveram as portas fechadas
O Progresso
28 de Agosto de 2012 - 09:18
Operação Tolerância Zero fechou duas casas noturnas em Dourados neste final de semana. Uma pessoa foi presa por desacato e quatro motos foram apreendidas. No total a PM já interditou 15 casas noturnas entre bares, lanchonetes e boates nos últimos finais de semana. Os estabelecimentos comerciais não tinham alvará de funcionamento ou licenças da Vigilância Sanitária e laudo do Corpo de Bombeiros. Estas empresas estão fechadas até que providenciem a documentação.
Entre sábado e ontem um bar localizado na Avenida Marcelino Pires e uma boate da BR-163 tiveram as portas fechadas, pois não possuíam alvará especial, não atendendo às exigências mínimas quanto à segurança dos clientes. Já na Avenida Presidente Vargas, em uma conveniência, um jovem de 19 anos foi detido após ser flagrado fornecendo bebida alcoólica a um adolescente de 16 anos que foi entregue aos pais.
Dando continuidade aos trabalhos, militares e fiscais se dirigiram até uma festa que acontecia na Rua Canadá, no Parque das Nações II, região de periferia, onde encontraram dois revólveres calibre 38, todos municiados. Dois responsáveis pelas armas foram presos. Ainda durante a operação, cinco motos que estavam com a documentação atrasada foram recolhidas ao pátio do Departamento de Trânsito (Detran).
De acordo com o aspirante oficial Pablo Soares, da Polícia Militar de Dourados, a reicidência na abertura dessas empresas sem a devida documentação leva a crime de desobediência.
De acordo com o promotor de Justiça do Consumidor, Ricardo de Mello, o objetivo é defender os interessses dos consumidores tendo em vista que eles têm o direito de receberem atendimento de acordo com as normas de Vigilância. É o direito do consumidor, destaca.
Guarda Municipal, Polícia Militar, Fiscais de Posturas e Bombeiros atuaram na operação. As medidas fazem parte da campanha de trânsito desenvolvida pelo Ministério Público em parceria com órgãos de segurança pública.
CAMPANHA
A campanha de trânsito de Dourados está fiscalizando condutores e veículos irregulares, excesso de velocidade nas vias urbanas, documentação e equipamentos de uso obrigatório. As blitze contam com auxílio do veículo Via PK que identifica e fiscaliza veículos com documentação irregular ou furtado. O veículo tem a capacidade de verificar, quando um carro passar por ele, se existe alguma irregularidade, através de sistema ligado diretamente à central do Detran (Departamento de Trânsito).
Na área educativa, os órgãos de segurança fazem palestras em escolas, distribuição de panfletos, afixação de faixas e cartazes, além de uma atuação em igrejas, universidades e bairros. Uma caminhada com toda a sociedade está sendo preparada para chamar a atenção dos condutores e levar conscientização e informação. Também estão previstas atividades para informação sobre o uso da faixa de pedestre, cadeirinha, além de uma campanha impactante sobre as mortes no trânsito.