Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 13 de Outubro de 2024

Policial

Pela internet, empresa oferece diplomas universitários a R$ 410

Campo Grande News

10 de Outubro de 2012 - 14:00

Pela internet, a empresa Educacional Center oferece diplomas de ensino médio, técnico e superior a R$ 410. O MEC (Ministério da Educação) vai acionar o MPF (Ministério Público Federal) e a PF (Polícia Federal) .

De acordo com reportagem do jornal O Globo, há dois dias pessoas que se identificaram como estudantes enviaram e-mails à Ouvidoria da UFF (Universidade Federal Fluminense) perguntando se a oferta era verdadeira e se tinha a aprovação da universidade. Os professores suspeitaram da situação.

No site da empresa onde é ofertado diplomas, consta relação de diversas instituições ‘parceiras’ da Educacional Center e todo o processo para obtenção do documento.

“Possuímos vínculos com instituições públicas e privadas”, afirma a empresa na página na internet. De Mato Grosso do Sul são citados vínculos com Universidade Federal da Grande Dourados, Centro Universitário da Grande Dourados, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco, Faculdades Integradas de Campo Grande, Faculdade Estácio de Sá,  Uniderp e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Na página inicial, a Educacional Center alerta que o diploma é destinado a pessoas que já têm algum conhecimento na área e que não pede a comprovação da ‘experiência’ porque confia no solicitante.

 “Não pedimos nenhum documento comprovando sua experiência, contudo  pedimos sinceridade consigo mesmo, para que quando adquirido o diploma não seja irresponsável. Acredite investindo em você, pois este é o melhor caminho, para aqueles que querem vencer!!!”, consta.

A empresa promete entrega do diploma no curso escolhido pela pessoa em até cinco dias úteis após a confirmação da primeira parcela do pagamento e registro no Diário Oficial da União em até 30 dias. A promessa também inclui grade curricular e até Registro Acadêmico.

“Disponibilizamos o material completo da graduação, que inclui o Histórico com toda a grade de notas, n° de Registro Acadêmico (RA), Conteúdo Programático em Apostila e também o indispensável Certificado de Colação de Grau”.

No site consta ainda que o interessado precisa preencher formulário e encaminhar documentos “para regularização do processo” e que após o pagamento, “nós providenciamos entrada dos dados junto à Instituição”.

Na página não há endereço da empresa, nem mesmo número de telefone. Apenas e-mail.

Em entrevista ao jornal O Globo, a procuradora da República Maria de Fátima Salles Teixeira do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e que atua na UFF, qualificou a venda de diplomas como “uma ação criminosa”.

Informada pelo GLOBO, a assessoria do Ministério da Educação garantiu que se trata de um ato rigorosamente criminoso e que acompanhará as investigações do MPF e da Polícia Federal.