Policial
PF faz ação contra fraudes de estrangeiros
Cerca de 60 agentes da PF cumprem 14 mandados de busca e apreensão.
G1
07 de Outubro de 2020 - 10:36

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quarta-feira (7) em Corumbá e em Campo Grande, para investigar fraudes de estrangeiros a programas assistenciais. No esquema, eles alteravam documentos para obtenção de autorização de residência e auxílios assistenciais federais a estrangeiros não residentes no país.
Ao todo, cerca de 60 agentes da PF cumprem 14 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá. Conforme a investigação, desde meados de 2019, vários estrangeiros, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações ideologicamente falsas.
O inquérito aponta que inúmeros estrangeiros fizeram uso de autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a concessão de benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família.
Até o momento, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra a União. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra a União, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Batizada de raízes, o nome se deve ao fato dos estrangeiros terem obtido, ilegalmente, autorização de residência e outros benefícios sem terem criado quaisquer vínculos com o Brasil.




