Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

PF fecha sedes de empresa de segurança envolvida em confrontos indígenas

Sedes da empresa Gaspem Segurança em Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã foram fechadas ontem (10) pela Polícia Federal.

Campo Grande News

11 de Março de 2014 - 13:00

O pedido do MPF (Ministério Público Federal) em fechar as sedes da empresa Gaspem Segurança foi atendido pela Justiça e a Polícia Federal

Sedes da empresa Gaspem Segurança em Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã foram fechadas ontem (10) pela Polícia Federal. A ação faz parte de uma denúncia do MPF (Ministério Público Federal) que apurou o envolvimento da empresa em conflitos indígenas que terminaram na morte de duas lideranças.

Conforme o órgão, a decisão da Justiça Federal saiu no dia 15 de janeiro, no entanto, a Polícia Federal solicitou mais detalhes do caso antes de cumprir a decisão. No parecer, a Justiça diz que “Em decorrência desta decisão judicial, todas as atividades ligadas à segurança privada porventura exercidas pela ré serão consideradas ilícitas”.

De acordo com a apuração, a empresa oferecia serviços de segurança para proprietários de fazendas para atacar comunidades indígenas. O funcionamento da empresa é considerado ilegal desde o dia 14 de novembro de 2012.

Mortes - Funcionários da empresa também são acusados da morte dos índios Dorvalino Rocha e Nízio Gomes, em processos que tramitam na Justiça Federal de Ponta Porã. Aurelino Arce, dono da Gaspem, continua preso na Penitenciária Militar de Campo Grande, por envolvimento na morte de Nísio.