Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

PMA apreende 400 redes, solta 10 kg de peixes

Dourados News

13 de Setembro de 2020 - 19:27

PMA apreende 400 redes, solta 10 kg de peixes
Foto: Divulgação PMA

A Polícia Militar Ambiental de Bataguassu realizou fiscalização nos rios Paraná, Pardo, Taquarussu, foz do Córrego Azul, na madrugada de sábado (12), vistoriando vários ranchos de pesca e abordou 22 embarcações em atividade de pesca amadora e profissional, bem como pessoas que praticavam a pesca no barranco dos rios. No total,  46 pessoas todos pescavam legalmente.

A PMA cita que este tipo de fiscalização preventiva não é só para evitar a pesca predatória, mas identificar petrechos proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca. Esses itens tem alto poder de captura e depredação de cardumes.

Outro problema é que muitos abandonam os petrechos, ou esquecem onde armaram e esse material e este continua matando peixes. Durante os trabalhos, as equipes retiraram dos rios, 12 redes de pesca, medindo aproximadamente 400 metros que estavam armadas ilegalmente. Havia redes cercando totalmente a foz do rio Taquarussu.

Foram soltos em torno de 10 kg de peixes vivos que estavam presos aos petrechos ilegais, principalmente cascudo. Infelizmente, em torno de 20 kg de peixes estavam mortos e apodrecidos em algumas redes que estavam abandonadas, mas que continuavam matando peixes.

A intensificação deste tipo de fiscalização de retirada de petrechos com alto poder de captura evita a degradação dos cardumes e também impõe prejuízo financeiro ao perderem o petrecho ilegal.