Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

PMA autua pecuarista por armazenamento ilegal de aroeira, madeira protegida por lei

O proprietário da fazenda e dono da madeira, de 55 anos, residente em Caracol recebeu multa administrativa no valor de R$ 1.500,00.

Assessoria PMA

22 de Julho de 2013 - 09:09

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Bela Vista (MS), em fiscalização no Rio Apa, no município de Caracol (MS) autuou um fazendeiro por armazenamento ilegal de grande quantidade de produtos florestais protegidos por lei.

Os policiais verificaram próximo à margem do rio, na propriedade do autuado, 288 lascas (formato para cercas) de madeira da espécie aroeira armazenadas sem autorização ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal) e, consequentemente sem origem. Esta espécie florestal é imune de corte. A madeira foi apreendida.

O proprietário da fazenda e dono da madeira, de 55 anos, residente em Caracol recebeu multa administrativa no valor de R$ 1.500,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado poderá receber pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.