Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 28 de Fevereiro de 2024

Policial

Polícia apreende carreta carregada com contrabando

Durante abordagem, quando questionado, o condutor relatou que estaria com pane mecânica.

Dourados News

06 de Novembro de 2022 - 18:35

Polícia apreende carreta carregada com contrabando
Foto: Dourados News

Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), apreenderam por volta das 12 horas deste domingo, dia 06 de novembro, durante ronda nas proximidades do km 67, da rodovia BR 463, próximo à cidade de Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai, uma carreta VW/25.370, de cor branca, com placas NJS4537, do Mercosul, atrelada ao cavalo-trator, um reboque Randon, de cor amarela, com placas GQT0907, saindo de uma via vicinal (vulgo "cabriteira") e entrando na BR-463.

Ao avistar a viatura policial, o motorista Marcelo Ferreira e Silva, desembarcou do veículo e foi em direção à lateral do cavalo-trator começando a bascular a cabine.

Durante abordagem, quando questionado, o condutor relatou que estaria com pane mecânica. Nesse momento, a equipe de policiais ofereceu auxílio, sendo que este não soube relatar qual era o problema da carreta e apresentou exacerbado nervosismo ao ser indagado sobre a origem e destino de sua viagem, dizendo num primeiro momento que a carreta estava vazia e que tinha como objetivo carregar na Industria Coamo.

Diante disso, a equipe solicitou ao condutor que abrisse o compartimento de carga do veículo, entretanto, o envolvido apresentou muita resistência, não querendo colaborar com a equipe de policiais.

Assim, a equipe insistiu para que ele permitisse o acesso ao compartimento de carga, momento em que este confessou que haviam muitos pneus sendo levados no caminhão.

Desse modo, a fim de garantir a segurança dos policiais e do envolvido e para uma melhor análise da carga, a equipe se deslocou juntamente com o motorista até o Posto Capey, momento em que foi constatado no compartimento de carga do veículo:

200 pneus de origem estrangeira sem o devido desembaraço aduaneiro, conforme declaração do condutor;

Cinco volumes de cigarro de origem Paraguaia (contendo 2.500 maços no total);

Sete celulares Redmi;

Uma caixa de som Samsung;

100 eletrônicos diversos (carregadores, cabos, relógios, fones de ouvido, pen drives, cartões de memória);

11 volumes (caixas) contendo cigarros eletrônicos e essências de narguile;

2.634,00 reais sob posse do motorista;

Dessa forma, foi dada voz de prisão ao condutor pelo crime de contrabando e descaminho, sendo necessário o uso de algemas a fim de garantir a segurança dos policiais e do envolvido, tendo em vista que no início da abordagem o condutor apresentou resistência em colaborar com a equipe. O envolvido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal na cidade de Ponta Porã, juntamente com os veículos (cavalo-trator e reboque) e os produtos apreendidos na ocorrência.