Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

Polícia e Receita Federal deflagram operação contra família suspeita de fraude

Foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão em residências de pessoas investigadas e em empresas ligadas à organização criminosa

Correio do Estado

06 de Novembro de 2014 - 09:16

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (06) a Operação Labirinto de Creta, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de fraudar o Fisco em Mato Grosso do Sul e no Paraná. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 200 milhões.

Órgãos envolvidos na operação apuram indícios encontrados durante as investigações de prática de diversos crimes, como sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão em residências de pessoas investigadas e em empresas ligadas à organização criminosa. Já as buscas são cumpridas nas cidades de Nioaque, Terenos e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No Paraná, nos municípios de Maringá, Paiçandu e Tapejara. As determinações foram expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal, especializada em Lavagem de Dinheiro.

As investigações tiveram início há cerca de um ano e meio, quando a Receita Federal notou que pessoas eram sócias de empresas do ramo frigorífico, administradas pela mesma família, com elevados débitos fiscais por conta dos altos lucros. Os sócios, contudo, não tinham bens suficientes para pagar as dívidas tributárias.

Participam da operação 45 servidores da Receita Federal e cerca de 80 policiais.

Labirinto de Creta
O nome da operação tem origem na Mitologia Grega e faz referência aos vários percursos intrincados construídos com a intenção de desorientar quem os percorre, para alojar Minotauro, que era metade homem, metade touro.