Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

Primeiro julgamento por videoconferência da América Latina acontece na Capital

Segundo o juiz Aluízio Pereira, o julgamento é um marco, já que possibilita o réu ser julgado a distância com auxílio da tecnologia

Correio do Estado

26 de Setembro de 2014 - 08:46

O primeiro julgamento por videoconferência da América Latina acontece na manhã desta sexta-feira (26), na 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande (MS).

Diego César Sofre da Silva é acusado de matar Edilsom Ribeiro de Carvalho, em 15 de novembro de 2009. Ele está preso no Rio de Janeiro e, se condenado, deve cumprir pena no Estado carioca, caso seja a vontade da família, que mora lá.

Segundo o juiz Aluízio Pereira, o julgamento é um marco, já que possibilita o réu ser julgado a distância com auxílio da tecnologia. “Existe tecnologia para ser usada. O procedimento agiliza o julgamento de presos que não estão no Estado. Se não fosse a videoconferência, esse caso em questão seria julgado somente no próximo ano".

Ainda segundo o juiz, a vinda do preso a Mato Grosso do Sul não foi possível por conta de gastos operacionais que custaria ao Estado, com escolta, por exemplo. Além disso, as partes envolvidas concordaram que o julgamento fosse dessa maneira.