Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Policial

STJ revoga prisão de tenente-coronel

Tenente-coronel foi condenado a 20 anos de prisão.

Midiamax

01 de Outubro de 2020 - 09:37

STJ revoga prisão de tenente-coronel

Foi revogada a prisão do tenente-coronel Admilson Cristaldo Barbosa, que foi colocado novamente em liberdade no dia 24 de setembro depois do julgamento de um habeas corpus pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Ele foi condenado a 20 anos de prisão, depois de ser preso por envolvimento com a ‘Máfia dos Cigarros’. Na primeira fase da Oiketicus foram presas 21 pessoas.

Em março deste ano, a defesa do militar havia entrado com um habeas corpus no Tribunal de Justiça alegando covid-19 pedindo a revogação da prisão, que foi negada. No mesmo mês, um outro habeas corpus foi impetrado no STF pedindo a revogação que também fio negada, mas o STJ no dia 24 de setembro concedeu a liminar com alvará de soltura de Admilson, que já deixou o presídio, onde permaneceu por apenas 1 dia depois de ter a liberdade revogada e um novo pedido de prisão expedido.

Barbosa é condenado a mais de 20 anos de reclusão em regime fechado, considerando penas somadas: entre elas estão mais de 7 anos por envolvimento com a Máfia do Cigarro, desarticulada após a Operação Oiketicus. Ele foi aposentado no final de junho deste ano e, por isso, ainda recebe R$ 23.766,01 de remuneração fixa dos cofres públicos do Governo do Estado, pela Ageprev (Agência de Previdência Social de MS), segundo dados do Portal da Transparência.

Barbosa gozava de liberdade desde junho, após sucessivas tentativas de liberdade no Supremo. No último pedido, impetrado em janeiro no STF, o tenente-coronel conseguiu ser solto após o ministro Marco Aurélio considerar que o magistrado na ação criminal que correu no Estado não observou a manutenção da prisão em 90 dias, conforme preconiza a legislação. Mas depois teve a liminar revogada e colocado de novo na prisão.