Policial
Traficantes de drogas sintéticas disfarçam produção para driblar polícia
ONU
22 de Março de 2012 - 09:24
Alerta foi feito pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, durante a 55ª. sessão da Comissão sobre Narcóticos, que termina nesta sexta-feira, em Viena.
As Nações Unidas fizeram um alerta sobre o tráfico de drogas sintéticas e uma tendência que está se registrando para driblar o aumento de controle pela polícia.
De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, os chamados "precursores" usados na produção de drogas como meta-anfetamina e ecstasy estão sendo substituídos agora por outros elementos que estão fora do controle internacional.
Desafios
O chefe do Laboratório e Seção Científica do Unodc, Justice Tettey, disse que o processo de camuflar a produção da droga está aumentando.
A operação representa mais desafios para as autoridades na hora de apreender os comprimidos de ecstasy e outras drogas sintéticas.
Para o Unodc, a troca de substâncias e mudanças na fórmula estão sendo usadas para disfarçar elementos que já são reconhecidos pelas autoridades. O objetivo dos traficantes é despistar os agentes da lei.
Apreensões
A agência da ONU lembrou que em 2005, por causa do nível de apreensões globais da principal substância química na manufatura do ecstasy, o mercado deste tipo de entorpecente caiu.
Mas os traficantes passaram a produzir comprimidos de ecstasy com pouca ou quase nenhuma substância.
A Comissão sobre Narcótico das Nações Unidas completa 100 anos em 2012.
O Brasil foi representado no evento pela chefe da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte.




