Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Política

Assembleia debate hoje desocupações em assentamentos no Estado

A audiência pública é uma proposição do deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), que atendeu uma solicitação do prefeito e vereadores de Itaquiraí.

Assessoria

23 de Setembro de 2013 - 07:49

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul debate nesta segunda-feira (23) soluções para os despejos de várias famílias em assentamentos rurais do Estado.  A audiência pública é uma proposição do deputado estadual Lídio Lopes (sem partido), que atendeu uma solicitação do prefeito e vereadores de Itaquiraí. O evento será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 14h.

Segundo o parlamentar, no Assentamento Santo Antônio, em Itaquiraí, estão assentadas há sete anos mais de três mil famílias que produzem no local.  O prefeito e os vereadores pediram ajuda à Casa de Leis para que as famílias não sejam despejadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

"É preciso que encontremos definições urgentes, já que o problema não se restringe só à região de Itaquiraí, assim como em vários assentamentos de Mato Grosso do Sul que estão numa situação de alerta constante, são famílias sem saber por quanto tempo vão permanecer onde produzem”, afirmou o deputado.

Foram convidados para participar do debate representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Mato Grosso do Sul), Incra e a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).