Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Assembleia Legislativa terá audiência sobre Estatuto da Pessoa com Deficiência

A partir do dia 20 e até 1º de outubro as informações coletadas serão cadastradas em um sistema eletrônico que embasará o Estatuto.

Cojuntura Online

13 de Setembro de 2013 - 16:18

A semana de 15 a 21 de setembro está repleta de eventos na Assembleia Legislativa, incluindo oitivas da CPI da Saúde e audiências públicas sobre trânsito e para a confecção do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

No início da semana, na segunda-feira (16/9), a partir das 8h15, o padre Dirson Gonçalves, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebra a Santa Missa do mês de setembro no plenarinho Nelito Câmara. A proposição é da 2ª vice-presidente, deputada Dione Hashioka (PSDB).

No mesmo dia, às 14h, no plenário Júlio Maia, a CPI da Saúde colhe os depoimentos do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Alexandre Correa Bueno, e do diretor da Telemídia & Technlogy International, Naim Alfredo Beydoun.

Ainda na segunda-feira, das 19h às 22h, o secretário de Estado e Habitação e das Cidades, o deputado estadual licenciado Carlos Marun, faz a entrega do troféu Ary Amorim Costa, no plenário Júlio Maia.

Com a participação do deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), autor da Lei Seca, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) realiza na terça-feira (17/9), das 7h30 às 12h, audiência pública com o tema “Álcool, outra drogas e a segurança no trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas”. O evento que será realizado no plenário Júlio Maia abre as ações da Semana Nacional do Trânsito de 2013.

A audiência contará com a participação do diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Henrique Santos Pereira, e da coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Maria Cristina Hoffman.

O tema “Álcool, outra drogas e a segurança no trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas” foi escolhido pelo Denatran para a Semana com o objetivo de manter a redução de acidentes e a eficácia do acordo da Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020.

Já na quarta-feira (18/9), às 19h, será realizada a Sessão Solene da Cultura da Paz, por proposição do deputado Laerte Tetila (PT).

O destaque de quinta-feira (19/9) fica por conta da audiência pública para a confecção do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado na Assembleia Legislativa, das 13h às 18h, por solicitação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) ao presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB). Geraldo Resende é membro e um dos fundadores da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência.

As audiências públicas para a confecção do Estatuto da Pessoa com Deficiência estão sendo realizados em todas as regiões do País. Campo Grande foi o local escolhido na região Centro Oeste.

A partir do dia 20 e até 1º de outubro as informações coletadas serão cadastradas em um sistema eletrônico que embasará o Estatuto. “Acredito ser uma grande honra a realização da audiência pública para debater o tema em nossa Assembleia Legislativa e tê-la como parceira de um evento que representará toda a região Centro Oeste. Este será um momento histórico”, afirmou Geraldo Resende em comunicado à Assembleia Legislativa.

Ainda na quinta-feira, por solicitação de Jerson Domingos, acontece a solenidade de posse da nova diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Finalmente, na sexta-feira (20/9), das 8h30 às 11h30, o Sebrae/MS (Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) realiza para os servidores, no plenarinho Nelito Câmara, a palestra “Meu preço está certo? Estou tendo lucro”, com dicas de como atender e vender bem e apresentação e embalagem de produtos. A palestra tem o objetivo de formar expositores para a Semana Cultural dos Servidores da Assembleia Legislativa.