Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

Comissão irá fazer relatório pedindo que Incra reavalie desocupações

De acordo com ela, existem produtores rurais que estão trabalhando há mais de sete anos na terra e que estão produzindo

Campo Grande News

09 de Setembro de 2013 - 08:00

A comissão formada pelos deputados estaduais Mara Caseiro (PT do B), Márcio Fernandes (PT do B) e Laerte Tetila (PT) irão apresentar relatório ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pedindo que entidade faça uma reavaliação nos mandados de reintegração de posse de lotes da reforma agrária no município de Itaquiraí.

“Existem profissionais da prefeitura e da Câmara de Vereadores que estão fazendo o levantamento dos dados in loco e vendo a situação de cada família, para depois montar um relatório e pedir ao Incra que olhe com mais atenção cada caso em específico”, destacou Caseiro.

De acordo com ela, existem produtores rurais que estão trabalhando há mais de sete anos na terra e que estão produzindo. “Estes não merecem ser retirados, são trabalhadores da terra que sustentam suas famílias com sua produção, estes casos devem ser revistos”, apontou.

A deputada que esteve no início da semana passada nos assentamentos Lua Branca e Santo Antônio ponderou que se houver necessidade uma nova comitiva do legislativo irá até o local. “Se a situação piorar e não existir esta cautela e bom censo do Incra poderemos retornar até lá para fazermos a intermediação”, argumentou.

Legalidade – O superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Celso Cestari, já afirmou que poderá rever casos que houver necessidade, no entanto voltou a afirmar que se a situação estiver irregular a tendência é o trabalhador ser retirado. “Como já mencionei antes, lote de reforma agrária não pode ser vendido, quem compra sabe que é ilegal, todos os mandatos de reintegração de posse foram concedidos pela justiça após investigação”, completou.