Política
Conferência nacional de políticas públicas para mulheres é agendada para 2016
Para a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, este é mais um passo rumo à conquista da igualdade de gênero
Notícias MS
02 de Abril de 2015 - 09:45
A partir do tema Mais direitos, participação e poder para as mulheres, a presidenta da República, Dilma Rousseff, convocou a 4ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, que será realizada de 15 a 18 de março de 2016, em Brasília (DF). Antecedendo, os estados e municípios devem realizar as respectivas conferências, sendo determinado para os municípios o período de primeiro de junho a 18 de setembro de 2015 e, para a Estadual, o período de 19 de outubro a 19 de dezembro de 2015.
Em Mato Grosso do Sul, a ação será executada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). A subsecretária Luciana Azambuja Roca, informou que será agendada uma reunião extraordinária com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para tratar do tema, eleger a comissão organizadora e escolher a data da conferência estadual, que ocorrerá em Campo Grande.
A realização das conferências municipais e, depois, da estadual, é de grande relevância para as políticas públicas, pois é o momento em que os movimentos sociais de mulheres e feministas poderão exercer a democracia participativa e contribuir para o fortalecimento das políticas que serão implementadas, afirmou a subsecretária.
Para a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, este é mais um passo rumo à conquista da igualdade de gênero. As conferências regionais e a nacional vão ampliar o debate para que as políticas públicas para as mulheres avancem ainda mais, observou.
Eixos Temáticos
A conferência nacional será dividida em eixos temáticos: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.




