Política
Delcídio vence com mais do triplo de votos em embate contra Reinaldo
As intenções de voto para Delcídio atingiram 62%, enquanto para Reinaldo registram 20%
Midiamax
12 de Outubro de 2013 - 10:04
Pesquisa encomendada pelo Midiamax ao instituto Ibrape aponta que em embate direto contra o deputado Reinaldo Azambuja na disputa ao governo do estado, o senador Delcídio Amaral, já definido como o nome do PT ao cargo, venceria com expressiva vantagem.
![]() |
Os números apontam diferença a favor de Delcídio de mais que o triplo de
votos registrados par Reinaldo. O tucano, que tenta viabilizar seu nome como
candidato ao senado na chapa do PT, tem afirmado que disputa o governo na
eventualidade de aliança do PT com o PMDB.
As intenções de voto para Delcídio atingiram 62%, enquanto para Reinaldo
registram 20%. Uma diferença de 42 pontos percentuais. Brancos e nulos
somam 9% e indecisos 9%.
Capital
Na Capital, Delcídio
tem 34 pontos percentuais à frente de Reinaldo, com 60% das
intenções de voto contra 26% do candidato do PSDB. Brancos e nulos chegam a 8%
e indecisos 6% .
Interior
Já nas sete regiões do interior do Estado a preferência por Delcídio é ainda maior. O candidato do PT desponta com 47 pontos percentuais sobre Reinaldo, alcançando 63% das intenções de voto, enquanto Reinaldo registra 16%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos fecham em 12%.
A pesquisa aponta que Delcídio tem o maior índice de votos na região do Pantanal (85%), e o menor na região do Bolsão ( 56%). Já o maior percentual de Reinaldo está na Capital (26%), e o menor no Pantanal (8%).
Na região da Grande Dourados, onde Reinaldo foi prefeito da cidade de Maracajú - distane a 162 km de Campo Grande, Delcídio tem 46% de vantagem sobre o tucano, com 66% da preferência do eleitorado contra 20% de Reinaldo.
Conjuntura
O cenário político sul-mato-grossense traz apenas Delcídio como candidato confirmado pelo PT. As demais siglas aguardam as convenções em 2014 para se decidirem sobre suas candidaturas.
No caso do PMDB, a cúpula liberou Nelsinho Trad para consolidar seu nome e tentar conquistar o posto de candidato oficial do partido. Entretanto, o líder político do PMDB, governador André Puccinelli tem dito que cabe a Nelsinho viabilizar sua candidatura. A vice-governadora é apontada como virtual candidata ao senado, mas Puccinelli já sinaliza que ao contrário do que anunciava pode deixar o governo para tentar o senado.
Já o PSDB apresenta discurso de indefinição. Expressão maior do partido no estado, Reinaldo é apontado como candidato ao governo se PT e PMDB forem aliados, repetindo em MS a dobradinha nacional encabeçada pela presidente Dilma Roussef (PT) e seu vice Michel Temer (PMDB). O tucano diz que a prioridade é ser candidato ao senado na chapa de Delcídio, mas seu nome é rejeitado por boa parte do PT.
Metodologia
A pesquisa foi realizada por amostragem representativa da população eleitoral de Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi realizada em 39 cidades das 8 regiões geográficas do Estado: Região Central, Região Norte, Grande Dourados, Conesul, Vale do Ivinhema, Bolsão, Sudoeste e Região do Pantanal.
As regiões do estado são: região central (Campo Grande), região norte (Coxim, Rio Verde, Camapuã, Sonora, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes), Grande Dourados (Dourados, Ponta Porã, Amambai, Maracajú, Fátima do Sul e Douradina), Conesul (Naviraí, Mundo Novo, Sete Quedas, Eldorado, Iguatemi e Itaquiraí), Vale do Ivinhema (Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Angélica), Bolsão (Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida, Cassilândia, Brasilândia e Selvíria), Sudoeste (Jardim, Bela Vista, Porto Murtinho, Bonito e Nioaque) e Pantanal (Corumbá, Ladário, Albuquerque e assentamento).
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 27 de setembro Foram efetuadas 2.312 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.





