Política
Deputado Junior Mochi consegue gratuidade em curso para mototaxistas e motofretistas de Coxim e Rio Verde
Na cidade de Rio Verde o curso começou ontem (20) e em Coxim foi o encerramento, com 100% de aprovação.
Assessoria
22 de Maio de 2013 - 08:07
Em atendimento à resolução 356 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), profissionais que trabalham com o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete) em motocicleta e motoneta estão sendo obrigados a se especializar para se adequarem à legislação.
Segundo a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS, Elizabeth Félix, o curso custa em média R$ 200,00, além do gasto com transporte e hospedagem, mas, em atendimento a uma reivindicação do deputado estadual Junior Mochi (PMDB) e por meio de uma parceria com as câmaras e prefeituras de Coxim e Rio Verde, os profissionais dos referidos municípios tiveram a oportunidade de se capacitarem gratuitamente.
O deputado Junior Mochi tem sido um grande parceiro na melhoria da qualidade do nosso trânsito, seja promovendo audiências públicas ou levando as reivindicações dos municípios até o nosso presidente [Carlos Henrique Santos Pereira diretor presidente do Detran]. Reforçou Elizabeth Félix, salientando que os profissionais que não passarem por esta capacitação, não conseguirão renovar a carteira e nem tirar alvará.
Na cidade de Rio Verde o curso começou ontem (20) e em Coxim foi o encerramento, com 100% de aprovação. Somando os dois municípios, serão 390 profissionais habilitados e dentro das normas do CONTRAN.
Para o mototaxista de Rio Verde, Sebastião Gomes de Matos, 43 anos, esta gratuidade veio em boa hora. Nós teríamos mesmo que fazer de todo jeito e sendo de graça ficou melhor ainda, comentou.
Há três anos trabalhando como motofretista em Coxim, Ilzo Traguetto Sobrinho, 23 anos, disse que com o conhecimento adquirido sente-se bem mais qualificado no serviço que presta há vários anos.
De acordo com a gestora de educação do Detran-MS, Silvia Fernandes, com 30 horas de duração a capacitação prevê aulas teóricas e práticas. Para realizar o curso é necessário ter mais de 21 anos e ser habilitado há no mínimo de 2 anos na categoria. Dentre os assuntos abordados os alunos aprenderam sobre procedimento para transporte de pessoa e cargas; gestão de risco sobre duas rodas; ética e cidadania; segurança e saúde e legislação de trânsito, explicou.
Em Rio Verde a solenidade de abertura aconteceu no auditório da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal) e contou com a presença do prefeito Mário Kruger (PT), do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), da diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS, Elizabeth Félix e dos vereadores: Flávio Brito (PR), Kid (PMDB), Sapato Branco (PRP), Juliana Figueiredo (PRP) e Willian da Farmácia (PP).
Já em Coxim, durante a entrega dos certificados, na ACIAC (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril de Coxim), estiveram presentes o prefeito Aluizio São José (PSB), o deputado estadual Junior Mochi (PMDB), a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran/MS, Elizabeth Félix, a presidente da Câmara Professora Marilene (PSB) e os vereadores: Franciel Oliveira (PSB), Sidney Assis (PSDB), Adenilson (15), Johnny Guerra Gai (PMDB), Sérginho do Bombeiro (PTN), Lúcia da AAVC (PR), Vladimir Ferreira (PT) e Vilmar Vendruscolo (PT).




