Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Deputados realizam audiência pública sobre integração de ferrovias em MS

O ramal de Mato Grosso do Sul será licitado ainda em 2013 para a concessão de administração e construção.

Campo Grande News

09 de Agosto de 2013 - 14:19

Na próxima semana, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Senado Federal, realiza a audiência pública “Ferrovia EF-267: Integração e Desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”. A audiência ocorre no dia 16 de agosto, às 8h, na Assembleia.

De acordo com a proposta do debate, a EF-267 é uma das ferrovias priorizadas pelo Governo Federal e ligará a região do Bolsão e de Dourados a municípios de São Paulo. Os trilhos passarão por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis, Dourados e Maracaju, com ramais integrando à malha ferroviária do Paraná.

A estrada de ferro permitirá o escoamento da produção pelo município de Mundo Novo para Guaíra, Cascavel, Guarapuava, Irati, Iguaçu e Paranaguá, onde está localizado um dos mais importantes portos do Brasil.

“Essa ferrovia faz parte de um arrojado projeto de integração nacional agroexportador sobre trilhos e representa para Mato Grosso do Sul o desenvolvimento e melhoria nas cadeias produtivas, solucionando a falta de logística”, disse o deputado Laerte Tetila (PT).

Para o parlamentar, a instalação da ferrovia no Estado é um passo importante que irá integrar Mato Grosso do Sul ao mercado brasileiro e aos países do Mercosul, alcançando também os mercados asiáticos por meio do transporte marítimo.

Já Amarildo Cruz (PT) acredita que a ampliação da ferrovia mostra a vontade do Governo Federal em investir no Estado. “A ampliação da Ferrovia EF-267 será muito importante, Mato Grosso do Sul se tornará um dos principais caminhos para o escoamento de grãos do País”, destacou.

O ramal de Mato Grosso do Sul será licitado ainda em 2013 para a concessão de administração e construção. A previsão é de que os primeiros vagões já estejam transitando na estrada de ferro em 2019.

As novas linhas férreas estão previstas no PIL (Programa de Investimento e Logística), do Governo Federal, lançado no dia 15 de agosto do ano passado, que prevê investimentos na ordem de R$ 91 bilhões em 25 anos e a maior parte nos primeiros cinco, a contar de 2014.

Audiência Pública – o debate em audiência pública foi proposto pelos deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Laerte Tetila (PT), e pelo senador Delcídio do Amaral (PT). O encontro vai contar com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo.