Política
Dilma Rousseff diz que governo lança uma nova etapa PAC 3 em agosto
Dilma anunciou a nova etapa do PAC quando falava sobre a obra do contorno ferroviário de São José do Rio Preto
Agência Brasil
04 de Abril de 2014 - 16:51
O governo deve lançar, em agosto, uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será chamado de PAC 3. O anúncio foi feito, hoje (4), pela presidente Dilma Rousseff durante entrevista à emissoras de rádio de São José do Rio Preto (SP), onde participará da entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Dilma anunciou a nova etapa do PAC quando falava sobre a obra do contorno ferroviário de São José do Rio Preto. O edital da obra, lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve o certame suspenso porque o governo decidiu ampliar o projeto para que o trecho seja conectado à Ferrovia Norte-Sul.
Trecho da Ferrovia
Norte-Sul começa a operar transportando material para a obra
Por que o Dnit cancelou? Tínhamos uma visão de fazer um contorno pequeno,
diante do fato da chegada da Norte-Sul vimos que não dava para fazer um
contorno pequeno. É um pouco mais complexo. Ele exige um grande volume de
sondagens e um levantamento topográfico muito preciso, ponderou a presidente.
A obra, segundo Dilma, será incluída no PAC 3. Uma obra de ferrovia não acaba até 2014, agora o contrato, nós tomamos a decisão, vai estar no PAC 3, deixaremos estruturado, disse. Vamos lançar lá por agosto, acrescentou.
A demanda pela construção de um contorno ferroviário na região aumentou depois de um acidente, em novembro do ano passado, quando um trem carregado de milho descarrilou e atingiu três casas de um bairro próximo à linha férrea.
Segundo o balanço mais recente do PAC 2 (2011-2014), divulgado em fevereiro, até dezembro de 2013, o programa tinha 82,3% das ações concluídas, com execução de 76,1% do orçamento previsto para o período.




