Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Eleição da UCVMS acontecerá durante Seminário de Vereadores

Atualmente 53 Câmaras de Vereadores do MS estão filiadas à entidade que tem como papel principal auxiliar os legisladores municipais

MS Notícias

26 de Março de 2011 - 10:00

Marcada para acontecer no próximo dia 1º de abril, no plenário da Assembleia Legislativa, a eleição que escolhe o 5º presidente UCVMS (União das Câmaras de Vereadores do MS) fará parte da programação do VII Seminário de Vereadores, que começa no dia 30 de março e é promovido pela Escola do Legislativo da AL/MS.

Candidato de consenso para presidir a entidade no biênio 2011/2012, o atual presidente Seikó Miahira (PSDB), de Jaraguari, deve ser reconduzido ao cargo após entendimento com vereadores da região do Conesul do Estado. Segundo Seikó o interesse de outros grupos pela gestão da entidade mostra o fortalecimento da classe e que este projeto será futuramente encabeçado por outros colegas. “Fico muito feliz em saber que outros vereadores também têm intenção de levar a diante o compromisso de manter a associação como um referencial político da nossa classe”, afirma Miahira.

Para o presidente da Câmara de Paranhos, vereador Donizete Viáro (PMDB), que compõe a chapara Unir para Construir uma chapa opositora poderia dispersar a atenção das Câmaras que em tese, mantém a entidade. “Nossa região é constituída de mais de 30 municípios e tem uma força política muito grande, com certeza conseguiremos apoio para consolidar mais esse projeto”, mas declarou que seu maior projeto é ver a entidade fortalecida, por isso resolveu junto com outros vereadores apoiar a reeleição de Seikó. Donizete Viáro foi indicado para ocupar a 2ª vice-presidência.

Outros nomes que vieram para somar foi o do vereador e presidente da Câmara de Sidrolândia, Jean Nazareth (PT) e do vereador Jeovani Vieira (PR), presidente da Câmara de Jateí.

A chapa “Unir para construir” ainda é composta por mais 14 cargos na diretoria executiva sendo preenchido por vereadores de todas as regiões do Estado. Segundo Seikó a composição visa trabalhar nos próximos dois anos pelo fortalecimento da entidade buscando a filiação de 100% das Câmaras Municipais e a conclusão do Hotel de Trânsito conforme projeto já encaminhado para a Agesul. “Esse será nosso grande desafio, ver nossa sede e nosso Hotel de Trânsito finalizado para a entidade ser realmente considerada a Casa do Vereador Sul-Mato-Grossense”, acrescenta Seikó.

Histórico

Fundada em 04 de abril de 1997 a UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), MS representa a classe do legislativo municipal dos 78 municípios do Estado. Atualmente 53 Câmaras de Vereadores do MS estão filiadas à entidade que tem como papel principal auxiliar os legisladores municipais no decorrer do seu mandato orientando e oferecendo capacitação.