Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Política

Fábio defende Estado mais presente na fronteira para reduzir assassinatos

Para Fábio Trad, é preciso evidenciar esse contraste entre as 15 cidades com nenhum homicídio e as quatro fronteiriças que apresentam índices recordes

Assessoria

07 de Julho de 2014 - 16:40

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) considera urgente a necessidade de implantação de políticas públicas específicas para a região de fronteira a fim de diminuir os altos índices de homicídio. O Mapa da Violência no País revela que Mato Grosso do Sul tem quatro entre os 100 municípios com mais mortes criminosas na modalidade dolosa, embora também tenha 15 cidades sem assassinatos no ano passado.

Para Fábio Trad, é preciso evidenciar esse contraste entre as 15 cidades com nenhum homicídio e as quatro fronteiriças que apresentam índices recordes. Quase todas as cidades do Estado sem assassinatos no ano passado estão fora da fronteira com o Paraguai.

“Urge a adoção de uma política coordenada entre União, Estados e Municípios da região de fronteira do Brasil para fortalecer a presença do Estado nestas regiões a fim de ocupar espaços com políticas de geração de emprego, fomentando atividades culturais, sociais e econômicas”, defendeu o deputado sul-mato-grossense. “É preciso reforçar os laços de pertencimento destas populações fronteiriças com o Estado brasileiro”, acrescentou.

No País, segundo o Mapa da Violência, quatro cidades de Mato Grosso do Sul, todas na fronteira com o Paraguai, estão na lista dos 100 municípios mais violentos: Paranhos, a nona no ranking nacional com taxa foi 118,4 assassinatos por 100 mil habitantes no ano de 2012; Sete Quedas, a 18ª posição com taxa de 102,3; Coronel Sapucaia, que já foi a mais violenta no ranking nacional e hoje figura em 22º lugar, com taxa de 98,2; e Mundo Novo, no 89º lugar e índice de 69,6.

Já os 15 municípios do Estado que aparecem com zero homicídio em 2012, integrando a lista de 2.002 cidades (36%) de um total de 5.565 no Brasil, são os seguintes: Batayporã, Brasilândia, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Bandeirantes, Caracol, Corguinho, Douradina, Figueirão, Glória de Dourados, Jateí, Pedro Gomes, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Vicentina. Só Caracol é município fronteiriço, ficando na divisa com o Paraguai.