Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Política

Fabio Trad será homenageado por sua ação em prol de uma Justiça mais moderna e célere

Entre eles está o deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS), homenageado em reconhecimento à sua luta por mais transparência da Justiça.

Assessoria

12 de Agosto de 2013 - 10:56

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira, 13, às 19h, sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi. Trinta e três advogados que se destacam na área de sua atuação serão condecorados. Entre eles está o deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS), homenageado em reconhecimento à sua luta por mais transparência da Justiça.

A homenagem a Fabio é iniciativa do deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB): "Fabio Trad é a referência do nosso estado, em Brasília, na luta pelas causas dos servidores da Justiça e dos operadores do Direito. É justo o reconhecimento pelo trabalho deste parlamentar que está orgulhando a todos nós, sul-mato-grossenses, mesmo estando no seu primeiro mandato e estreando na política", afirmou Rinaldo.

Fabio Trad se disse honrado com a indicação e ressaltou sua disposição em continuar lutando por uma Justiça mais transparente e célere e pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito. "É motivo de entusiasmo e maior responsabilidade de minha parte a outorga deste prêmio. Continuarei lutando em defesa de uma Justiça mais transparente, ágil, igualitária e eficiente", afirmou.

Fabio Trad tem trabalhado incansavelmente em prol da modernização da Justiça e, em consequência, da sociedade brasileira. Foram muitas as suas ações neste setor, entre elas a condução do novo Código de Processo Civil (CPC), o que resultou no recebimento – no ano passado - do prêmio “Deputado Defensor da Advocacia Brasileira”, ofertado pela OAB nacional.

Responsável direto pela recriação da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia na Câmara Federal, o parlamentar tem atuado diligentemente na defesa da categoria, com inúmeros projetos e manifestações públicas em defesa da valorização e fortalecimento da advocacia.

Em relação à advocacia pública, por exemplo, Fabio tem sustentou a necessidade de elaboração de uma lei orgânica definindo os princípios básicos de atuação da advocacia pública e suas prerrogativas. Outra luta protagonizada por Fabio Trad em prol da advocacia foi o movimento pela aprovação do Projeto de Lei que reconhece a essencialidade da atuação do advogado trabalhista, extinguindo o jus postulandi. Ele também liderou na Câmara Federal a aprovação da obrigatoriedade de fixação dos honorários de sucumbência para os advogados trabalhistas.

Fabio Trad apresentou o Projeto de Lei 2032, que obriga a União a pagar as anuidades da OAB em favor de todos os procuradores da União, da Fazenda Nacional e Federais, membros do Banco Central do Brasil e da Defensoria Pública da União, beneficiando advogados e servidores públicos que atuam exclusivamente em defesa da União.

A importância da manutenção do Exame da Ordem é outra área de interesse de Fabio Trad. Apesar de defender a manutenção do Exame, o deputado, que é ex-presidente da seccional de Mato Grosso do Sul da OAB, afirmou reconhecer que o exame tem de ser aperfeiçoado.