Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Fiasco eleitoral de Enelvo e Daltro confere a Gerson o melhor desempenho em disputa por vaga na Assembleia

Gerson demonstrou ter maior inserção política fora da cidade.

Flávio Paes/Região News

06 de Outubro de 2014 - 16:52

Fechadas às urnas e atestado o baixo desempenho eleitoral das duas principais lideranças da cidade que disputavam vagas na Assembleia Legislativa (obtiveram menos de 10 mil votos), confere ao advogado e membro do diretório estadual do PDT, Gerson Claro, a condição de liderança política de Sidrolândia que chegou mais perto de se eleger deputado, ficou na segunda suplência com os 12.992  votos em 2010.

Esta votação é 36,29% maior que os 9.532 sufrágios assegurados por Enelvo e 37,62% superior aos de Daltro, detentor de 9.440 votos. Outra constatação que se apura a partir dos dados finais de votação, foi à capacidade de Gerson para atrair o interesse de outros municípios, desempenho superior ao alcançado pelos dois adversários paroquiais históricos.

Enquanto só 27,62% da votação do pedetista foi alcançada em Sidrolândia; este percentual respondeu por 39,65% dos votos de Enelvo e 73,91% da votação alcançada por Daltro. Ou seja, Gerson demonstrou ter maior inserção política fora da cidade. Na comparação do desempenho eleitoral doméstico, Gerson também leva certa vantagem à luz dos números da eleição deste domingo.

Os 3.589 votos que obteve em Sidrolândia na eleição de 2010, quando foi o candidato mais votado na cidade, sem o apoio da máquina administrativa e das principais lideranças políticas locais, ficou muito próximo dos 3.780 votos obtidos por Enelvo Felini, que teve o apoio da cúpula regional e local do seu partido (o PSDB) e do prefeito Ari Basso. 

Enelvo trabalhava com a perspectiva do dobro desta votação. Gerson só teve desempenho pior se comparado ao resultado obtido por Daltro, político histórico com quatro mandatos de prefeito na cidade, que contava ter mais de 10 mil, acabou com menos de 7 mil (6.978).