Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Dezembro de 2025

Política

Frutos de Brasília: Prefeitura vai receber em 60 dias área de 14 hectares na Rede Ferroviária

O compromisso foi assumido durante reunião nesta quarta-feira no Ministério dos Transportes.

Flávio Paes/Região News

08 de Abril de 2015 - 20:23

Dentro de aproximadamente 60 dias a Prefeitura de Sidrolândia vai receber em cessão de uso os 14,2 hectares da extinta Rede Ferroviária Federal que hoje é um latifúndio urbano em pleno centro da cidade. Para que a transferência se concretize o município terá de apresentar nos próximos dois meses um plano de ocupação da área. 

O compromisso foi assumido durante reunião nesta quarta-feira no Ministério dos Transportes, da qual participou o prefeito Ari Basso, acompanhado do diretor-geral do Detran, Gerson Claro e do chefe do Departamento de Planejamento, Geraldo dos Santos, além do deputado federal Vander Loubet.

O encontro também teve a participação de representantes do DNIT, Agência Nacional Transporte, da COSAN (empresa que assumiu a concessão da ferrovia em substituição a ALL), além dos prefeitos de Maracaju e Ponta Porã, cidades onde há também patrimônio imobiliário da antiga rede.  

Um dos projetos que estão encaminhados é a abertura de uma rua (a partir da Estação Ferroviária) que cortará esta área da Rede, chegando até a Rua Rui Barbosa, no Bairro São Bento. Vander Loubet teria garantido ano passado uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para viabilizar a pavimentação desta “artéria” que viabiliza o loteamento de chácaras existentes na região, além de servir como alternativa de acesso ao bairro mais populoso da cidade, o São Bento.

Ari Basso vai sentar com sua equipe de planejamento para discutir a destinação da área. Discutiu-se inicialmente a construção do centro administrativo do município, projeto que dificilmente sairá do papel em razão do alto custo. Outro projeto, a pedido de Gerson Claro, já esta sendo elaborado por engenheiros do Detran que consiste na abertura de uma ciclovia na extensão da linha férrea ligando o centro da cidade até a JBS/Seara. Participaram ainda da reunião os vereadores Sergio Bolzan e David Olindo.