Política
Gleice Jane diz que Bolsonaro negou Direitos humanos, mas agora faz uso deles
Deputada afirma que ex-presidente defendia torturadores, mas agora está sendo tratado com as garantias do Estado de Direito.
Midiamax
16 de Janeiro de 2026 - 07:46

A deputada estadual Glace Jane (PT) diz que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro sempre teve discurso exaltando a ditadura e negando os direitos humanos, mas agora está usufruindo das garantias democráticas ao ser transferido para a Papudinha nesta quinta-feira (15).
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou a ida de Bolsonaro para o quartel da Papudinha — um setor da Polícia Militar dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. Conforme a decisão, a transferência atende a pedidos da defesa relacionados ao aumento do tempo de visitas, à realização de exercícios físicos e à possibilidade de sessões de fisioterapia em horários mais flexíveis.
“Aquele que sempre exaltou a Ditadura, negou os Direitos Humanos, homenageou um torturador no golpe de 2016 e tentou novamente romper a ordem democrática em 2023 agora é tratado com as garantias do Estado de Direito. Isso não é privilégio, é fruto das conquistas democráticas construídas com muita luta por Dilma, pela esquerda e pelos que sempre defenderam a Constituição — inclusive para quem jamais teve compromisso com ela”, disse a deputada sul-mato-grossense.
Na Papudinha, estão presos o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques. Vasques foi preso em 26 de dezembro, no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai.
Como será a cela de Bolsonaro na Papudinha?
A sala do Batalhão da PM em que Bolsonaro ficará possui 54 m², cinco cômodos e área externa de 10 m². Conforme o STF, a área para prisão possui quarto, banheiro, lavanderia, cozinha, sala e área externa de 10,07 metros.
Bolsonaro deve ficar em local semelhante ao de Torres. Assim, apesar de a capacidade do local ser de quatro pessoas, apenas uma faz uso.
O espaço possui geladeira, chuveiro com água quente, armários, cama de casal e TV. O STF informou que oferece cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
Com a mudança, Bolsonaro poderá tomar banho de sol no local, já que é feito na área externa da cela. Além disso, o STF pontuou que a área permite “inclusive a prática de exercícios físicos, com total privacidade e sem controle de horário”.




