Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Política

Indicação ao conselho do TCE não acontece nesta semana, afirma deputado

O caminho da indicação ao Conselho começa pelo TCE, que oficia a Assembleia, poder que expõe a questão aos parlamentares

Midiamax

28 de Abril de 2011 - 08:37

Ficou para a semana que vem a discussão acerca da escolha do novo ou nova conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), informou o deputado estadual Marquinhos Trad, do PMDB, membro da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Havia até ontem (26) uma expectativa de definição quanto aos nomes dos pré-candidatos à sétima vaga no conselho: o deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, do PR e a senadora Marisa Serrano, do PSDB.

Trad disse que assim que o assunto for oficializado durante a sessão pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, outro peemedebista, os nomes devem ser encaminhados a CCJ que, por regra, deve examinar o caso. Marquinhos afirmou que vai pedir vistas quando o processo chegar, e assim terá 48h para analisar o caso.

O deputado disse ainda que vai usar “todo o prazo”. “É um cargo técnico, não político, daí precisamos avaliar bem os nomes. Podemos, inclusive usar da sabatina”, comentou o parlamentar.

O caminho da indicação ao Conselho começa pelo TCE, que oficia a Assembleia, poder que expõe a questão aos parlamentares. Daí em diante, os deputados lançam suas candidaturas. O TCE ainda não mandou a papelada para o Legislativo. 

Até agora, Arroyo é o mais empolgado pela vaga, tanto que poderia teria o apoio de ao menos uma dezena de deputados. Já Marisa Serrano, seria um indicação do governador André Puccinelli, do PMDB.

Com a nomeação de Marisa, o PSDB, eventual rival do PMDB nas próximas eleições, ficaria mais próximo de uma coligação com os peemedebistas do que um concorrente. Essa é a leitura política de alguns parlamentares e que justificaria a interferência de Puccinelli.

Se Marisa concordar com sua escolha assume a cadeira do Senado o suplente Antonio Russo Neto.