Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Política

Justiça decide entre Délia e Idenor para Câmara

Délia volta para a Câmara, cassa os vereadores indiciados pela Operação Uragano e agora disputa a presidência da Mesa com Idenor

Dourados Agora

22 de Março de 2011 - 17:54

O término dos julgamentos dos vereadores afastados não significa o fim dos impasses na Câmara de Dourados. A questão agora é saber quem vai continuar presidindo a Mesa Diretora, Délia Razuk (PMDB) ou o democrata Idenor Machado? O impasse pode ter fim na próxima quinta-feira, quando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul deverá julgar o mérito.

A atual presidenta Délia Razuk argumenta que foi eleita para um mandato de dois anos, que vai até setembro de 2012. Ela assumiu o lugar de Sidlei Alves que foi preso em 1º de setembro de 2010 juntamente com o então prefeito Ari Valdecir Artuzi, à época partidário do PDT; o vice Carlinhos Cantor; secretários, entre outros servidores e empresários. O grupo foi acusado de sangrar os cofres públicos municipais, segundo documento da Polícia Federal. Nove dos 12 vereadores foram indiciados e denunciados pelo Ministério Público; quatro renunciaram e cinco foram cassados.

Entre setembro e dezembro, dois prefeitos interinos assumiram sequencialmente a prefeitura de Dourados. O primeiro foi o juiz do Fórum de Dourados Eduardo Machado Rocha que governou um mês. A seguir, o município passou para as mãos da presidência da Câmara, na ordem da sucessão, a vereadora Délia Razuk que foi prefeita até a posse do atual prefeito, engenheiro Murilo Zauith (DEM).

Délia volta para a Câmara, cassa os vereadores indiciados pela Operação Uragano e agora disputa a presidência da Mesa com Idenor, que foi eleito para o cargo em 11 de fevereiro deste ano. Liminar impetrada pela vereadora Délia anulou o pleito de Idenor e ela retomou o cargo. O vereador recorreu junto à Justiça, alegando que o mandato de Délia seria até a eleição do novo prefeito. Agora é esperar para ver o que decide o juiz.