Política
Mara Caseiro quer garantia de 30% dos assentos no Legislativo para mulheres
Para a deputada, não basta apenas que as mulheres tenham espaço apenas nas campanhas eleitorais, mas garantias de assento nas casas legislativas
Assessoria
07 de Março de 2013 - 16:26
A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), terceira vice-presidente da Assembleia Legislativa, quer que as casas legislativas de todo o Brasil reservem 30% de seus assentos para as mulheres, por meio de uma emenda à Constituição Federal. O assunto foi abordado nesta manhã (7), durante sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Para a deputada, não basta apenas que as mulheres tenham espaço apenas nas campanhas eleitorais, mas garantias de assento nas casas legislativas. Hoje há uma reserva de 30% das vagas nas chapas que disputam as eleições. Se o modelo que defendo estivesse em vigor, não teríamos apenas duas deputadas nesta Casa, mas sete, exemplificou.
As agressões às mulheres também foram abordadas por Mara Caseiro em seu discurso. Ela destacou a importância do aumento do número de delegacias especializadas no atendimento à mulher em Mato Grosso do Sul. O atendimento 24 horas também é muito importante, pois a maioria dos casos ocorre nos fins de semana, feriados e durante a madrugada, detalhou.
Em 2012, cerca de 5,5 mil boletins de ocorrência foram registrados por mulheres vítimas de violência doméstica. Até fevereiro deste ano, já são 900 registros, o que representa por volta de 70 boletins diários.
Os números repassados pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), segundo a delegada Rosely Molina, é reflexo da maior conscientização das mulheres sobre seus direitos. As mulheres estão mais encorajadas e sabem que existe todo um aparato estatal para atendê-la, informou.
Durante a sessão, Mara Caseiro homenageou três mulheres de destaque em seus campos de atuação, com o troféu Celina Martins Jallad: a vice-prefeita de Chapadão do Sul (que já atuou como voluntária da APAE, Pastoral da Saúde e Rotary Club), Elizabeth Buschmann Scheide, a presidente do departamento Fujinkai da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, Reiko Ide (voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer) e a secretária de Assistência Social de Bela Vista, Olga Teresinha Bianchi Zacarias (primeira-dama do município).




