Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 21 de Janeiro de 2025

Política

Murilo desiste da Assomasul e deve fechar com Douglas Figueiredo

Além de Murilo, estão em campanha pelo comando da entidade municipalista os prefeitos de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PR); e de Anastácio, Doulgas Figueiredo (PSDB).

Cojuntura Online/Willams Araújo

18 de Janeiro de 2013 - 08:09

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), decidiu nesta quinta-feira (17) desistir de concorrer à presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), cuja eleição ocorrerá na próxima terça-feira (22).

Além de Murilo, estão em campanha pelo comando da entidade municipalista os prefeitos de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PR); e de Anastácio, Doulgas Figueiredo (PSDB). 

Murilo disse ao Conjuntura Online que aceitou participar da eleição condicionando isso a composição de uma chapa de consenso representada por vários partidos, ou seja, sem a necessidade de uma disputa interna na entidade. No entanto, vê a ideia enfrentar resistência diante do interesse de prefeitos e parlamentares ligados ao governo em apoiar outros projetos políticos.

O prefeito douradense lamentou ser obrigado a  desistir desse projeto para o qual foi chamado por um grupo de prefeitos pela sua capacidade administrativa e experiência política, sobretudo, pelo trânsito que tem nos órgãos públicos tanto em Mato Grosso do Sul como em Brasília, onde já atuou na condição de deputado federal.

“Eu não vou entrar numa disputa antecipada. A Assomasul está acima de questões políticas e de qualquer ideologia partidária, é uma instituição respeitada que atende todos os municípios do Estado e que não pode servir como instrumento de barganha política”, afirmou Murilo, referindo-se a interesses de grupos políticos que estariam condicionando apoiá-lo em troca de apoio nas eleições para o Senado em 2014.

Ele disse que jamais poderia presidir a Assomasul sendo obrigado a comprometer a autonomia administrativa da instituição com a campanha antecipada para o governo e ao Senado, que envolve o interesse do governador André Puccinelli (PMDB), do senador Delcídio do Amaral (PT), do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e da vice-governadora Simone Tebet (PMDB).

APOIO

Hoje mesmo, Murilo esteve conversando com o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), um dos principais cabos-eleitorais da candidatura do prefeito Douglas de Figueiredo, juntamente com Delcídio, devendo se pronunciar publicamente sobre seu apoio ao tucano ainda esta semana.

Embora não tenha antecipado em quem votar na eleição do dia 22, Murilo deve se unir ao candidato tucano. “Ele vai apoiar o Douglas. Ele falou (Murilo) isso para mim”, declarou o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), outro forte cabo-eleitoral do prefeito de Anastácio.  

Por outro lado, há outra movimentação paralela visando eleger Waldeli dos Santos Rosa presidente da entidade que já administrou. Além do governador André Puccinelli, o prefeito de Costa Rica conta com o apoio do senador Waldemir Moka (PMDB), de quem foi um dos coordenadores de campanha nas eleições de 2010.