Política
Na reta final pesquisas caem no descrédito popular com números conflitantes
Uma das discrepâncias que chama atenção é o número de indecisos. Para o IBRAPE, 5% dos eleitores ainda não sabem em qual candidato votar. O Referencial, encontrou 12,6%.
Flávio Paes/Região News
02 de Março de 2013 - 11:39
Na última semana da campanha da eleição suplementar que vai eleger o prefeito, o eleitor de Sidrolândia foi bombardeado por quatro pesquisas com resultados conflitantes, duas (do IPR) com o candidato do PMDB, Acelino Cristaldo na liderança e duas (Referencial e IBRAPE) dando vitória ao candidato do PSDB, Ari Basso, com uma ampla vantagem.
Embora as duas pesquisas favoráveis aos tucanos tenham sido realizadas no mesmo período, entre os dias 25 e 27 (de terça a quinta-feira), também apresentaram resultados diferentes. Uma das discrepâncias que chama atenção é o número de indecisos. Para o IBRAPE, 5% dos eleitores ainda não sabem em qual candidato votar. O Referencial, encontrou 12,6%, número próximo ao cravado pelo IPR (10,33%).
A pesquisa do Referencial, contratada pela Auto Fossa Raposão, com 420 entrevistas, dá a Ari Basso 50% das intenções de voto, Acelino, aparece com 35,7%, com 12,6% de indecisos. O IBRAPE conseguiu entrevistar no mesmo dia (a última quarta-feira), 394 eleitores na área urbana, assentamentos e aldeias, revisitar 79 dos entrevistados (20% da amostra) e processar os questionários.
Com um universo menor que o do Referencial (que entrevistou 420 eleitores), o IBRAPE achou uma vantagem ainda maior para o candidato do PSDB (55%). Acelino obteve 36%, havendo 4% de votos brancos e nulos. Enquanto para o Referencial há os já mencionados 12,6% de indecisos, o IBRAPE, fazendo o levantamento de campo no mesmo dia, encontrou só 5% de indecisos. A pesquisa foi registrado no TRE-MS sob número 004404-2012,
O IPR ouviu 300 pessoas entre os dias 24 e 26 de fevereiro, na zona urbana, no distrito de Quebra-Coco, na aldeia Córrego do Meio/10 de Maio e em cinco assentamentos. A margem de erro da pesquisa é de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sob o protocolo 00406/201. O candidato do PMDB aparece com 46,67% das intenções de voto; Ari Basso, tem 41%, 2% dos eleitores entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo, enquanto 10,33% dos participantes da pesquisa estão indecisos.





