Política
Na última sessão antes do recesso, Câmara vota novo plano diretor
São medidas que estão na fere de competência do prefeito por órgão encarregado do gerenciamento do sistema viário
Flávio Paes/Região News
13 de Dezembro de 2015 - 22:05
Os vereadores votam na sessão desta segunda-feira, a última antes do recesso, o novo plano diretor, revendo o atual plano em vigor desde 2006. O novo plano que terá aplicação nos próximos 10 anos, fixa diretrizes urbanísticas de ocupação e uso de solo, desenvolvimento econômico sustentável. Acaba avançando em detalhes do dia-a-dia da administração que não precisariam estar expressos em lei, sobretudo, o plano diretor, que condensa linhas gerais das políticas urbanísticas. Estabelece, por exemplo, a proibição de estacionamento na Rua Ponta Porã, trecho entre e a Avenida Dorvalino dos Santos e a Rua Mato Grosso.
E vai mais além: deste trecho em diante até o início da rodovia para o distrito do Quebra Coco será liberado o estacionamento em 45 graus. Determina que nas laterais sejam sinalizadas para ciclo-faixa.
São medidas que estão na alçada de competência do prefeito, exercidas por meio de órgãos técnicos com atuação na área do gerenciamento do trânsito e do sistema viário. Decisões pontuais ajustáveis conforme as necessidades imediatas. Proibir estacionamento nesta ou naquela rua no plano diretor vai engessar está atribuição exclusiva do Executivo.
O projeto do plano diretor também estabelece o prolongamento da Avenida Antero Lemes nos dois extremos: prolongamento até a Rua Hermegildo Dolon, no Corpo Bombeiros e na outra ponta, até o antigo Jockey Clube, onde o plano propõe a compra da área para implantação de um polo empresarial. Falta indicar de onde sairão os recursos para tirar tais projetos do papel.
O plano diretor também determina a criação de pontos de táxi no distrito do Quebra Coco e em alguns assentamentos.




