Política
Parecer do TCE-MS pela rejeição das contas de 2008 pode prejudicar registro de Daltro Fiuza
Daltro está na relação das contas rejeitadas que o Tribunal mantém em seu site.
Flávio Paes/Região News
06 de Julho de 2014 - 22:50
A manutenção do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado, pela rejeição das contas referentes ao exercício de 2008 da sua administração, é um obstáculo que o ex-prefeito Daltro Fiuza terá de transpor para obter na Justiça Eleitoral o registro da sua candidatura a deputado estadual.
Esta decisão, tomada em outubro de 2012, que ainda prevalece conforme registro do próprio site do TCE/MS, abre brecha para um eventual pedido de impugnação com base na lei da ficha limpa, que torna inelegível ex-gestores que tenham sofrido condenações por órgãos colegiados.
O nome do ex-prefeito não aparece na lista de ex-gestores com contas rejeitadas encaminhadas pelo TCE/MS à Justiça Eleitoral na semana passada, mas a de 2008 da sua gestão está na relação das rejeitadas divulgada no site do Tribunal. Ele se mostra tranqüilo e não vê risco de impugnação da sua candidatura. Não acredito que está decisão do Tribunal, da qual já recorri, possa me impedir de disputar, comenta Daltro.
Conforme o ex-prefeito, o parecer do Tribunal levou em conta a interpretação de um dos auditores sobre a questão formal de escrituração contábil de um recurso que a Prefeitura recebeu referende um financiamento (o caminho da escola) do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) usado para compra de cinco ônibus destinados ao transporte escolar.
Daltro lembra que o quinto veículo chegou em dezembro de 2008, mas o recurso só foi creditado em janeiro de 2009. O auditor entendeu que este crédito teria de ser lançado no balanço de 2008 e o lançamento acabou sendo feito em 2009, pela contabilidade da Prefeitura.
Esta divergência é que serviu de base para ao parecer prévio pela rejeição. Não houve desvio, muito menos aplicação de recursos na educação abaixo do mínimo exigido. Acredito que no julgamento do recurso, o Tribunal dará parecer favorável, explica ao regiaonews ao ser procurado para falar sobre o caso.
Lista do TCE-MS
Na semana passada o Tribunal de Contas Estadual de Mato Grosso do Sul entregou à Justiça Eleitoral a lista dos gestores que tiveram suas contas irregulares, e por esta razão não podem participar das eleições deste ano. A maioria dos nomes é de ex-prefeitos do Estado, seguido por ex-secretários estaduais e municipais. A relação contém 121 nomes, sendo registrados 226 processos, já que alguns gestores possuem mais de uma conta rejeitada pelo Tribunal.
O presidente do Pleno, o conselheiro Cícero de Souza, ressaltou que a lista tem a finalidade de informar ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), os gestores que tiveram suas contas rejeitadas, pr estarem irregulares, no entanto caberá a Justiça Eleitoral decidir pela inegibilidade deste ou outro possível candidato.
Esta lista do Tribunal de Contas é uma exigência da Lei 9504/97, que diz que todos (tribunais e conselhos de conta) devem disponibilizar estas informações à Justiça Eleitoral, que pode defini-los como fichas sujas, que veta a participação destes gestores no pleito eleitoral.
Entre os nomes registrados nesta lista, estão os ex-prefeitos
Nelson Cintra - Porto Murtinho
Fauze Suleiman Aquidauana
Ivan Bossay Miranda
Elizabeth de Almeida Miranda
Rudi Paetzold - Coronel Sapucaia
Dilson Deguti Vieira - Fátima do Sul
Maria das Dores Oliveira Viana Deodápolis
Ilca Corral Mendes Domingos Nioaque
Noe Nogueira Filho Nioaque
Jacomo Dagostin - Guia Lopes da Laguna
Beatriz Brites Mondadori - Guia Lopes da Laguna
Jacomo Dagostin - Guia Lopes da Laguna
Edson Vieira Itaquirai
João Donizeti Cassuci Angélica
Neri Muncio Compagnoni Juti
Maria Odeth Constância Leite dos Santos Caracol
Ildomar Carneiro Fernandes Alcinópolis
Marcia Regina Flores Portocarrero de Almeida Serra Anastacio
Lidio Ledesma Iguatemi
Edileuza de Andrade Lopes Dias Rochedo
Paulo Ezio Cuel - Rio Brilhante
Roberson Luiz Moureira - Ribas do Rio Pardo
Abel Nunes Proenca - Porto Murtinho
Sergio Roberto Mendes - Sete Quedas
Joaci Nonato Rezende - Rio Negro
Entre os ex-secretários estão Antonio Leopoldo Van Suypene (municipal de Dourados), e Silvio Aparecido Di Nucci (secretario estadual), Valteci Ribeiro De Castro Junior (secretario estadual) e Ronaldo de Souza Franco (secretário estadual).




