Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Política

Partidos têm até o próximo sábado para registrar candidaturas no TRE

Cinco candidatos devem disputar a vaga para o Senado em Mato Grosso do Sul. O PT confirmou a candidatura de Ricardo Ayache ao cargo.

Willams Araújo

02 de Julho de 2014 - 13:25

Os partidos políticos têm até sábado (5) para registrar as candidaturas aos cargos majoritários (Governo, vice e Senado) e proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados) em Mato Grosso do Sul. Desta data em diante, a Justiça Eleitoral terá 30 dias para analisar a viabilidade das candidaturas, ou seja, para saber se há casos de inelegibilidade.

Em Mato Grosso do Sul, são seis candidatos à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB), cujos nomes foram oficializados na convenção de seus partidos até o dia 30 de junho, data limite para homologação, de acordo com prazo estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Disputam o governo Nelsinho Trad (PMDB), Delcídio do Amaral (PT), Reinaldo Azambuja (PSDB), Evander Vendramini (PP), Sidney Melo (PSOL) e Marco Antônio Monge (PSTU). 

Delcídio é o candidato que agregou o maior número de partidos à sua coligação “Mato Grosso do Sul com a Força de Todos”, composta por PT, - PR, PDT, PV, PTB, PTC, PCdoB, PROS, PRP, PSDC e PSL.

Nelsinho tem como candidata a vice em sua chapa a Pastora Janete Moraes (PSB), enquanto o de Delcídio é o deputado estadual Londres Machado (PR) e o de Reinaldo é a Professora Rose (PSDB).

O candidato peemedebista vai para a campanha respaldado por uma coligação composta por PMDB, PSB, PTdoB, PHS, PEN, PPL, PRTB, PTN, PSC e PRB. Reinaldo Azambuja conta com o apoio de seis partidos: PSDB, PPS, SDD, DEM, PSD e PMN.

Já Sidney Melo tem como candidato a vice-governador o professor Waldely Vaneli, também do PSOL. Pelo PSTU, Monge terá como companheiro de chapa Suel Ferranti, do mesmo partido.  

O último partido a oficializar as candidaturas foi o PP. Em convenção realizada no dia 30, em Campo Grande, a legenda lançou além de Evander Vendramini ao cargo de governador, a vereadora Virgínia Magrini para vice-governadora.

Senado

Cinco candidatos devem disputar a vaga para o Senado em Mato Grosso do Sul. O PT confirmou a candidatura de Ricardo Ayache  ao cargo. O PSDB indicou Antônio João (PSD) pela legenda, enquanto o PMDB confirmou a candidatura da vice governadora Simone Tebet ao cargo.

O PP indicou o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal como candidato. Apesar de estar na coligação do PMDB, o PRB lançou o vereador Gilmar da Cruz como candidato a senador em convenção partidária ocorrida no último dia 28 na Capital.