Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Dezembro de 2025

Política

Peres assume a Secretaria de Governo com o desafio de destravar a gestão

Se de fato terá autoridade para exercer esta tarefa (que até setembro de 2013 foi cumprida pelo ex-prefeito Enelvo Felini), só o tempo vai dizer.

Flávio Paes/Região News

01 de Março de 2015 - 23:57

O vereador Ilson Peres enfrenta um novo desafio a partir desta segunda-feira, quando oficialmente assume o comando de Secretaria de Governo, cargo que formalmente reserva ao ocupante a tarefa de articulação política, coordenação e gerenciamento do dia-a-dia do governo.

Se de fato terá autoridade para exercer esta tarefa (que até setembro de 2013 foi cumprida pelo ex-prefeito Enelvo Felini), só o tempo vai dizer. Ele substituiu nesta missão o empresário Moacir Hernandes, que embora sem cargo no governo, ao longo de 2014 ajudou o prefeito em questões polêmicas, como o fim da gratuidade do transporte universitário, o alinhamento do PDT na base governista na Câmara.

Embora a portaria da nomeação tenha sido assinada sexta-feira e vá ser publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial, o ex-presidente da Câmara ao longo do mês de fevereiro, na prática, vinha atuando como secretário de Governo. Acompanhou o prefeito em várias agendas na Capital, visitou frentes de obras (o asfalto do acesso ao Altos da Figueira, as obras no posto das Malvinas) e buscou solução para falta de salas para abrigar três turmas de alunos na Escola Porfiria Lopes.

A interlocução com a Câmara Municipal, que tem a mesa diretora controlada pela oposição, será uma das missões prioritárias de Peres. O agora vereador licenciado terá de exercer toda sua capacidade de convencimento para garantir a aprovação de projetos polêmicos do Executivo, onde a base aliada só tem seis dos 13 votos e o presidente, David Olindo, mostra disposição de fazer valer as prerrogativas de controle e fiscalização do Legislativo.