Política
Pesquisa Famasul confirma Reinaldo Azambuja no segundo turno
Se as eleições fossem hoje, segundo levantamento encomendado pela Federação, Delcídio do PT teria 36% das intenções de voto e Azambuja, 23%.
Redação
05 de Setembro de 2014 - 19:56
A menos de um mês da eleição a disputa para o Governo do Estado se encaminha para a realização de segundo turno com o confronto entre o candidato do PT, Delcidio do Amaral e o do PSDB, Reinaldo Azambuja. É o que mostra pesquisa da Companhia de Pesquisa, na qual Delcidio aparece em primeiro lugar com 36% das intenções de voto; Reinaldo obteve 23%, enquanto o candidato do PMDB, está em terceiro com 16%.
O candidato do PSOL, professor Sidney Melo, garantiu 1% e os demais candidatos (Evandro Vendramini e Professor Monje), não receberam nenhuma menção. A pesquisa identificou ainda que há 19% de indecisos e 5% de votos brancos e nulos.
Pelos números apurados haveria segundo turno porque a soma das intenções de voto dos três candidatos pontuados (Azambuja, Nelsinho e Sidney) atinge 38%, superando os 36% atribuídos a Delcídio. Este resultado é o da pesquisa estimulada, em que aos eleitores entrevistados, é apresentado um disco com o nome dos candidatos.
Já na pesquisa espontânea,sem apresentação do disco, a distância entre Delcidio e Reinaldo é menor (8 pontos percentuais, enquanto na estimulada é de 13 pontos). O petista aparece com 23% das intenções de voto; o candidato do PSDB, tem 15% e Nelsinho Trad, obteve 9%. Nesta metodologia, 48% dos entrevistados não citaram preferência por nenhum nome;4% rejeitaram todos e 1% mencionaram outros nomes que não estão na disputa.
Rejeição
Quando ao índice de rejeição, 20% declararam que não votariam de jeito nenhum no senador Delcido do Amaral; 17%, no candidato do PMDB, Nelsinho Trad;9% no professor Monje (do PSTU);7% disseram que não votariam sob nenhuma hipótese em Reinaldo Azambuja;6% em Evandro Vendramini (PP);4% rejeitam todos e 46% não sabem ou não rejeitam nenhum.
O levantamento da Companhia de Pesquisa foi contratado pela Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul). Foram entrevistados 1008 eleitores de todas as faixas etárias, no período de 29 de agosto e 04 de setembro, em 32 municípios sul-mato-grossenses. A pesquisa foi registrada no TRE-MS - Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo MS-00031/2014.




