Política
Pesquisa mostra cenário desfavorável à eleição de candidatos a deputado com base em Sidrolândia
Dos três candidatos, o que aparece com melhor pontuação é o ex-prefeito Enelvo Felini (PSDB), que obteve 0,37%%
Flávio Paes/Região News
03 de Outubro de 2014 - 07:00
A julgar pelos números da pesquisa sobre intenção de voto realizada pela Vale Consultoria e Assessoria, contratada pelo SBT/MS, os três principais candidatos a deputado com base eleitoral em Sidrolândia, tem poucas chances de conquistar uma das 24 vagas em disputa para Assembleia Legislativa. Não se pode esquecer que a amostragem foi feita com 1.700 eleitores, um universo que, é relativamente pequeno para uma disputa com mais de 500 candidatos, além de não ter abrangido o município.
Dos três candidatos, o que aparece com melhor pontuação é o ex-prefeito Enelvo Felini (PSDB), que obteve 0,37%, mais que o dobro das intenções de voto de Vadinho (PT) e Daltro Fiúza, que conseguiram 0,16%. Enelvo, a julgar por este levantamento, está em 7º lugar na sua coligação, que deve fazer entre quatro e cinco deputados: Zé Teixeira (DEM), Professor Rinaldo (PSDB), Ângelo Guerreiro (PSDB) e Onevan de Mattos, seriam os eleitos. Se houver uma quinta vaga, ficaria com o ex-prefeito de Ponta Porã, Flavio Kayatt, que aparece 0,75%, enquanto o vereador Herculano Borges, está em sexto lugar, uma posição à frente de Enelvo, com 0,57%.
Como a pesquisa abrangeu as duas principais bases eleitorais de Kayatt (Ponta Porã) e Herculano (Campo Grande), o ex-prefeito de Sidrolândia nesta final em tese poderia se aproximar de ambos, podendo ficar na pior das hipóteses, com uma das suplências (a primeira ou segunda). Apenas, o titulo de exercício de futurologia, na hipótese do tucano Reinaldo Azambuja se eleger governador, poderia chamar um dos deputados para compor o secretariado, abrindo vaga para um dos suplentes.
O ex-prefeito Daltro Fiúza, que vai rivalizar com Enelvo a preferência do eleitor sidrolandense, com 0,16% das intenções de voto, é só o 11° colocado na chapa do PMDB que tem 12 candidatos e deve eleger quatro ou cinco deputados. O quarto colocado na pesquisa do PMDB é Junior Mochi, com 2,77%, enquanto o 5º colocado, Eduardo Rocha, obteve1,55%. Aparecem ainda com chances de se eleger Marquinho Trad, Antonieta Amorim e Mauricio Picarelli.
O vereador Edivaldo dos Santos, o Vadinho, é o último colocado na sua coligação, que teve eleger cinco ou seis deputados. O quinto colocado, Rui Cunha, tem 1,15% das intenções de voto, enquanto o 6º colocado, João Grandão, garantiu 1,45%. Neste chapa aparecem como prováveis eleitos, Grazielle Machado, Laerte Tetila, Paulo Correa e o já mencionado Ruiter Cunha.
A pesquisa foi realizada pela Vale Consultoria e Assessoria, contratada pelo SBT/MS. Foi registrada no TRE-MS sob nº 000351/2014 ouviu 1.700 eleitores do dia 27 de setembro ao dia 1º de outubro e a margem de erro é de 2.375 pontos para mais ou para menos.




