Política
PMDB e PSDB fazem convenções dia 15; pequenos partidos no domingo
Os tucanos só devem anunciar oficialmente o candidato na segunda-feira.
Flávio Paes/Região News
11 de Janeiro de 2013 - 10:00
Foto: Emmileny Monteiro/Região News
PMDB e PSDB que vão polarizar a disputa pela Prefeitura de Sidrolândia na eleição do dia 03 de março, além do PDT, marcaram para terça-feira, suas convenções para homologar a chapa de candidatos e as alianças. No domingo, estão programadas as convenções do PSD, PSC, PSB, Psol e PV, que vão aprovar apoio ao candidato do PMDB, empresário Acelino Cristaldo.
Dia 15 é o prazo final fixado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções. Os tucanos só devem anunciar oficialmente o candidato, que deve ser o médico pediatra Dr. Marcelo Ascoli, que foi o vice na chapa da encabeçada por Enelvo Felini, impedido de tomar posse com a cassação pelo TSE do registro de candidatura e da sua diplomação, na segunda-feira.
Há um esforço para tentar atrair para o palanque o PDT, embora os pedetistas tenham anunciado a disposição de também lançar candidato próprio. Os dirigentes e lideranças do PSDB e PMDB estão trabalhando intensamente nos bastidores na articulação das alianças, embora, a maioria dos partidos devem permanecer no mesmo palanque que estiveram na eleição de 7 outubro.
O PT se mantém rachado, mas como há uma veto da direção nacional de aliança com os tucanos, o partido só tem dois caminhos: apoiar Acelino Cristaldo ou lançar-se na aventura da candidatura própria, com poucas chances de vitória, mas com o objetivo de marcar posição. Os vereadores Edivaldo dos Santos e Sérgio Bolzan, mesmo sob ameaça de expulsão, vão apoiar o candidato do PSDB, embora estejam impedidos de subir no palanque oficialmente.
O ex-vice-prefeito Ilson Fernandes, do PSB, que disputou a eleição para prefeito (obteve 547 votos), vai apoiar a candidatura de Acelino. O mesmo caminho deve tomar Waldir de Oliveira, do PSOL, que também foi candidato, obtendo 295 votos.