Política
PSB abre dia 5, temporada de convenções para homologar chapas e alianças
Flávio Paes/Região News
31 de Agosto de 2020 - 08:01

O PSB agendou para o próximo sábado, 5 de setembro, a convenção do partido para homologar a chapa de 23 candidatos do partido à Câmara de Sidrolândia. Até o dia 16, prazo final para os partidos realizarem suas convenções, os socialistas farão uma segunda convenção, desta vez para oficializar a aliança com o MDB, na disputa pela Prefeitura. O partido pleiteia indicar o vice na chapa encabeçada por Daltro Fiuza.
A maioria dos partidos vai deixar as suas convenções para os últimos dias do prazo, numa estratégia que visa garantir mais tempo para negociar alianças. O PSDB, do ex-prefeito Enelvo Felini, marcou para o dia 16 de setembro sua convenção. Neste mesmo dia o PDT, que não lançará nem candidatos a vereador, vai homologar a aliança com o tucano.
Enelvo já tem acertado também coligação com o Democratas, o Rede de Sustentabilidade e aguarda o desfecho do posicionamento do Patriotas que tem o empresário Moacyr Almeida como pré-candidato a prefeito. Na quarta-feira o empresário se reunirá com os 23 pré-candidatos a vereador. Com a ambição de eleger dois vereadores, quer ouvir do pré-candidato qual estrutura de campanha que a chapa vai dispor.
O presidente da Executiva, Celso Pereira Junior, chegou anunciar que o partido não garantiria legenda para o empresário. Acabou desautorizado pelos demais membros da Executiva, a partir da intervenção do deputado Lídio Lopes, presidente do diretório regional. A candidatura de Moacyr será levada à convenção. O PSDB tem interesse em atrair o apoio do Patriotas.
O MDB vai fazer convenção dia 15. O partido deve lançar uma chapa "puro sangue", a julgar pelas declarações de lideranças ouvidas pelo RN, com o empresário Acelino Cristaldo como candidato a vice do ex-prefeito Daltro Fiuza. Na eventualidade de Fiuza não conseguir registrar sua candidatura na Justiça Eleitoral, neste cenário, Acelino se tornaria o candidato. Além do PSB, já tem o apoio do PR.
Nesta semana o PP, o PSD, partido do prefeito Marcelo Ascoli e o PT, vão marcar suas convenções. Com uma chapa com 23 pré-candidatos a vereador, articulada pelo deputado Gerson Claro, o PP atrai interesse de todos as correntes políticas. Durante algum tempo o deputado esteve próximo de uma aliança com o ex-prefeito Daltro Fiuza, mas o entendimento não evoluiu. A tendência é que o Progressista se alie ao PSDB.
O prefeito Marcelo Ascoli, que alimentava esperança de atrair o MDB, diante de uma possível desistência de Daltro, por enquanto tem garantido apenas o apoio do PT.




