Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Dezembro de 2025

Política

PSDB começa pelo interior arrancada rumo às eleições de 2014

Seria uma espécie de pré-campanha, na qual, a militância sai de porta em porta pedindo sugestões da população para eventual montagem do programa de governo do partido.

Willams Araújo

18 de Outubro de 2013 - 13:17

É certo que o comando regional do PSDB ainda não fechou questão em torno de candidatura própria ao governo de Mato Grosso do Sul ou se irá apoiar outro projeto político no próximo pleito, mas decidiu começar pelo interior a arrancada visando às eleições de 2014.

O partido promove neste sábado (19) a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores de Aquidauana, o primeiro Encontro Regional do projeto “Pensando Mato Grosso do Sul”, uma versão ampliada do “Pensando Campo Grande”, que alavancou a campanha do deputado federal Reinaldo Azambuja nas eleições municipais de 2012 na Capital.

Seria uma espécie de pré-campanha, na qual, a militância sai de porta em porta pedindo sugestões da população para eventual montagem do programa de governo do partido.

O sucesso foi tanto em 2012 que Reinaldo Azambuja por pouco não passa para o segundo turno da eleição, na qual o progressista Alcides Bernal (PP) saiu vitorioso, inclusive com o apoio do tucano.

Particularmente, Reinaldo diz que sua intenção é postular o Senado, no entanto, pode mudar de ideia dependendo as circunstâncias e das articulações políticas de ocasião. Em entrevista à imprensa da Capital esta semana, o tucano disse que a preferência era fechar uma dobradinha com o senador Delcídio do Amaral, pré-candidato do PT à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB).

Outra alternativa seria concorrer ao governo, seguindo orientação do comando nacional do PSDB, que trabalha para eleger o senador Aécio Neves (PSDB-MG) o próximo presidente da República.

PENSANDO MS

No âmbito do projeto, a região abrange, além do município sede do evento, Anastácio, Bodoquena, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

O projeto consiste em realizar levantamentos e consultas à população e à sociedade civil organizada para detecção das demandas e formulação de uma proposta de governo que leve em consideração as peculiaridades de cada região. Esse será o primeiro de nove encontros regionais programados para 2013 e 2014.

O Pensando MS está em andamento, com ações previstas nos 79 municípios do Estado. Atualmente, mais de 50 municípios já foram visitados por equipe de Campo Grande, para repasse de instruções acerca das ações iniciais do projeto.

Neste primeiro Encontro Regional, segundo o presidente do PSDB-MS, deputado estadual Marcio Monteiro, serão apresentados dados preliminares do Projeto. “Meu grande desafio, enquanto presidente é a construção de uma política alternativa para Mato Grosso do Sul. O PSDB-MS vive um momento novo no Estado”, disse.

O Pensando MS surgiu a partir da experiência bem-sucedida do Pensando Campo Grande, que foi realizado na Capital do Estado entre os anos de 2011 e 2012, por ocasião das eleições municipais.

Assim como na versão municipal, Reinaldo coordena o projeto estadual. Para ele, “não se trata de um projeto só do PSDB, mas de um desafio para todos aqueles que acreditam que com trabalho, seriedade, respeito e participação é possível transformar ideias em ações”.

 

Matéria editada às 12h30