Política
Resultado da eleição fortalece lideranças políticas emergentes em Sidrolândia
Os vereadores Marcos Roberto e Jurandir Cândido, ambos do SDD, também saíram fortalecidos.
Flávio Paes/Região News
06 de Outubro de 2014 - 04:24
Em contraste com o desempenho pífio dos políticos mais tradicionais da cidade os ex-prefeitos Daltro Fiuza e Enelvo Felini emergem desta eleição o fortalecimento de novas lideranças que conseguiram garantir votações expressivas para os candidatos a deputado estadual e federal que apoiaram.
Neste grupo que saiu fortalecido do processo eleitoral estão os dois vereadores do PDT (Waldemar Acosta e Edno Ribas), que estiveram em palanques distintos, mas ajudaram o partido a ampliar a bancada do partido na Assembleia e na Câmara dos Deputados.
Waldemar, o secretário de Infraestrutura, Antonio Galdino e o dono do RN, Marcos Tomé, fizeram campanha para a dobradinha pedetista George Takimoto/Dagoberto Nogueira. Com uma estrutura enxuta, os dois atingiram os objetivos de votação. Takimoto que na eleição de 2010 só teve 12 votos na cidade, garantiu desta vez 323. Um resultado melhor, por exemplo, que o obtido por deputados como Paulo Correa, Cabo Almi, Mara Caseiro, Lídio Lopes, Marquinho Trad, Professor Rinaldo e Pedro Kemp.
Paulo Correa, que na última eleição foi o segundo mais votado, com 1.439 votos, desta vez garantiu só 304, embora tenha contado com o apoio do vereador Nélio Paim e dos ex-vereadores Ademir Osiro e Ângela Barbosa. Waldemar também comemora a votação obtida pelo deputado federal eleito Dagoberto Nogueira, teve a sexta maior votação na cidade (1.210 votos), superando o desempenho de candidatos apadrinhados por lideranças importantes.
Fábio Trad garantiu 821 votos, mesmo com engajamento na campanha do empresário Acelino Cristaldo, que foi candidato a prefeito pelo PMDB; dos vereadores Nélio Paim e Mauricio Anache, além do ex-vereador Ademir Osiro. Apoiado pelo vereador e sindicalista Sérgio Bolzan, o deputado Antônio Carlos Biffi (não reeleito),assegurou 458 votos.
O vereador Edno Ribas e o advogado Gerson Claro, ex-dirigente
do PDT, comandaram a campanha do ex-prefeito de Terenos Beto Pereira, que
se elegeu deputado estadual. Beto teve a maior votação entre os candidatos
estrangeiros (945 votos), próximos aos 1.310 obtidos pelo vereador Vadinho.
Os vereadores Marcos Roberto e Jurandir Cândido, ambos do SDD, também saíram fortalecidos. O deputado federal Geraldo Resende foi o sétimo colocado, com 1.100 votos, superando os petistas Vander (622 votos) e Biffi, que sempre obtiveram votações expressivas na cidade que concentra grande quantidade de assentados e indígenas, grupos sociais que tradicionalmente votam em candidatos do PT.




