Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Dezembro de 2025

Política

Secretária de Educação lança no Estado o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Nilene Badeca destacou a importância da integração entre o MEC, secretarias estaduais e municipais de educação, antecedendo a implementação do PNAIC

Notícias MS

06 de Março de 2013 - 16:18

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, participou ontem (5) do 1º Encontro de Formação de Orientadores de Estudos, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, onde aconteceu o lançamento estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), evento que reuniu 224 profissionais da educação que atuarão como multiplicadores para os professores de seus municípios, visando à alfabetização das crianças até o 3º ano do ensino fundamental, melhorando os índices de aprovação e, consequentemente, os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas.

Nilene Badeca destacou a importância da integração entre o MEC, secretarias estaduais e municipais de educação, antecedendo a implementação do PNAIC. “Os executores do pacto serão os Estados e municípios. Por isso, precisam ser ouvidos antes de novas medidas, para que seja desenvolvido com êxito e alcance seus objetivos”, afirmou.

A missão do PNAIC é alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade e, para isso, estão sendo investidos mais de 2 bilhões de reais na formação dos professores, que têm papel fundamental no sucesso do pacto. Este primeiro treinamento realizado em Campo Grande, com duração de 40 horas, tem como objetivo aprimorar o ensino básico, com foco na alfabetização e na melhoria do aprendizado dos estudantes, por meio da abordagem dos conceitos de alfabetização e currículo da alfabetização, entre outros.

“Fizemos o pacto com o governo federal, faremos agora com as nossas escolas e solicitamos que as escolas façam com toda a comunidade. É importante fazer o pacto com os pais desses alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental para que eles mandem seus filhos para escola, para que esses pais acompanhem o aprendizado, verifiquem se os filhos têm tarefa porque esta é uma ação em cadeia e todo mundo tem que estar envolvido”, explica a coordenadora estadual do PNAIC, Carla Britto Ribeiro Carvalho.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso firmado entre governo federal, governos estaduais e do Distrito Federal e prefeituras para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade ao fim do 3º ano do ensino fundamental.

Dados do Ministério da Educação mostram que a média nacional de crianças brasileiras não alfabetizadas aos oito anos é de 15,2%, mas há Estados em situação mais grave. A taxa de não alfabetização no Maranhão é de 34%; a de Alagoas, de 35%. As regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste têm índices melhores. O Paraná tem a menor taxa do País, de 4,9%. Santa Catarina registra 5,1%.

O principal eixo do Pacto é a formação continuada de 360 mil professores alfabetizadores, que farão cursos presenciais com duração de dois anos, no próprio município no qual o professor trabalha. O MEC também fornecerá o material necessário para garantir a alfabetização plena a quase 8 milhões de alunos.