Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Política

Sonia Dal Pas Leite é efetivada como secretária Municipal de Educação

Em menos de dois anos de gestão tucana, esta é a terceira secretária de Educação nomeada

Flávio Paes/Região News

09 de Abril de 2014 - 07:43

O prefeito Ari Basso efetivou a ex-secretária de Administração Sonia Dal Pas Leite como nova secretária municipal de Educação. Ela vinha comandando interinamente a Secretaria desde o último dia 25 de março, substituindo a professora Alice Maria que ficou no cargo sete meses. Mais recentemente Sonia chefiava o Departamento de Administração onde foi substituída por Geraldo Alves dos Santos. 


A nova secretária era cotada para comandar a Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças, criada com a reforma administrativa, mas ficou num cargo de segundo escalão porque sua filha, Patrícia Dal Pas, foi nomeada Procuradora Jurídica do Município e daí surgiram questionamentos de que esta situação poderia caracterizar nepotismo. Pelo visto estas dúvidas foram desfeitas e dona Sonia, pôde voltar ao primeiro escalão. Ela já atuou  no magistério tendo sido diretora de uma escola particular.


Em menos de dois anos de gestão tucana esta é a terceira secretária de Educação nomeada, a primeira de fora do quadro do magistério. A primeira secretária, indicada pelo ex-prefeito Enelvo Felini logo após sua vitória na eleição de outubro, foi a professora Inês Nestor que permaneceu na função por nove meses.


Em setembro, Inês pediu exoneração, após várias tentativas de deixar a pasta, quando se submeteu a uma cirurgia de coluna. Foi substituída pela professora Alice Aparecida Rosa Gomes que até então vinha cumprindo a função de secretária-adjunta.


A professora Alice ficou à frente da Secretaria até o último dia 22 de março quando encaminhou sua carta de demissão. A decisão foi tomada dias depois de ela ter admitido em depoimento aos vereadores, que os coordenadores do programa Mais Educação foram pagos com recursos do FUNDEB, procedimento vetado pela legislação.


A equipe de secretários que iniciou o governo (considerando os três meses de Governo interino do vereador Ilson Peres) só permanecem os secretários de Desenvolvimento Rural, Cezar Queiroz; de Desenvolvimento Econômico, Di Cezar; de Assistência Social, Joana Michalski e da Juventude Esporte e Lazer, Clayton Ortega.