Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Julho de 2024

Política

TRE libera candidatura do vice de Fauzi em Aquidauana

Midiamax

12 de Setembro de 2012 - 09:31

Foi deferida por quatro votos a dois, a candidatura do vice-prefeito Vanildo Neves (PSDB) de Aquidauana. A decisão aconteceu na terça-feira (11), pelos juízes do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Vanildo, que disputa como vice do prefeito e candidato à reeleição Fauzi Sulleiman (PMDB), teve sua candidatura impugnada, em primeira instância, por se enquadrar na Lei Complementar 64/90, a chamada Lei da Ficha Limpa.

Os advogados da coligação “Amor, Ordem e Progresso”, do candidato José Henrique Trindade (PDT), devem recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como última tentativa para barrar a candidatura.

Conta suja

Em 2008, Vanildo foi condenado pelo TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) a devolver R$ 373.796,27 relativos a irregularidades detectadas na prestação de contas da Câmara de Aquidauana durante o ano de 2002, quando era presidente. Em valores atualizados o montante a ser devolvido chega a R$ 600 mil.

Conforme prega a Lei da Ficha Limpa, os gestores que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas não podem ser candidatos a cargos públicos pelos oito anos subsequentes.