Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Dezembro de 2025

Política

Tribunal Regional Eleitoral tira Luisa Lima da disputa pela prefeitura de Bonito

A condenação se deu em virtude de uma multa eleitoral que Luisa pagou em data posterior ao registro de sua candidatura. Leleco recebeu a mesma multa, mas pagou dentro do prazo

Midiamax

28 de Fevereiro de 2013 - 16:37

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) impugnou a candidatura da vice-prefeita de Bonito - distante a 300 km de Campo Grande, Luisa Lima (PR). Ela fazia parte da chapa do candidato Leleco (PTdoB). A condenação se deu em virtude de uma multa eleitoral que Luisa pagou em data posterior ao registro de sua candidatura. Leleco recebeu a mesma multa, mas pagou dentro do prazo. A coligação deverá indicar um novo nome para a vaga de vice.

Luisa Lima foi multada em R$ 5 mil, por propaganda política irregular. Ela foi condenada e quando efetuou o registro da candidatura em 18 de janeiro de 2013, ainda não tinha pago o débito, que só foi quitado em 24 de janeiro.

O juiz eleitoral e relator do caso, Helio Stable, ponderou que quando Luisa fez o registro da candidatura ainda havia um prazo para quitação da dívida com a Justiça e considerou que esse tempo ainda não tinha prescrito.

Entretanto, o juiz eleitoral revisor da matéria, Luiz Claudio Bonassin, discordou do entendimento de Stable. Para Bonassin, Luisa deveria sim ter comprovado o pagamento da dívida com a Justiça no momento do registro da candidatura ou ao menos o parcelamento do débito. Os outros magistrados seguiram o voto do revisor.

Com isso, Luisa está fora da disputa eleitoral na cidade de Bonito e a coligação que apóia o candidato Leleco deve indicar outro nome para ocupar a vaga de vice-prefeito em cima da hora. As eleições para o comando da cidade de Bonito serão realizadas no próximo domingo (3).