Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Dezembro de 2025

Política

Waldemar desmonta farsa, destaca atuação dos agentes e volta cobrar concurso

Para demonstrar que as declarações foram distorcidas pelos editores de um site que divulgou trechos da fala do vereador, o pedetista reproduziu na íntegra parte da sua fala.

Flávio Paes/Região News

14 de Abril de 2015 - 13:33

O vereador Waldemar Acosta (PDT) subiu à tribuna nesta segunda-feira para demonstrar o que definiu “como farsa”, a tentativa de desgastá-lo junto aos mais de 100 agentes comunitários de saúde. Houve a divulgação de trecho editado da sua fala na sessão do último dia 06 que acabou sendo interpretado como o endosso de Waldemar às críticas do petista Edvaldo dos Santos. Segundo Vadinho 60% dos agentes estariam ganhando sem receber, não exercendo sua principal função, que são as visitas domiciliares quando passam orientações à população sobre saúde, atualização a carteira de vacinação.   

“Não só reconheço a importância do trabalho que a categoria desenvolve, como estou cobrando da prefeitura a realização imediata de concurso destinado ao preenchimento das vagas abertas com os pedidos de demissão e a criação de novas equipes de saúde da família”, destacou Waldemar. O pedetista sentiu-se injustiçado com a manipulação da qual foi vítima e que lhe custou a inclusão do seu nome numa nota de repúdio dos agentes de saúde, descontentes com as declarações de Vadinho. A nota foi lida na tribuna pela agente de saúde Rosaurea Rocha.

- Não teria cabimento eu defender concurso público se tivesse endossando a denúncia da existência de agentes de saúde trabalhando sem receber. Temos hoje várias comunidades rurais desguarnecidas da atuação dos agentes, porque os trabalhadores que atuam nestas regiões estão de licença médica ou simplesmente pediram demissão, destaca Waldemar.

Para demonstrar que as declarações foram distorcidas pelos editores de um site que divulgou trechos da fala do vereador, o pedetista reproduziu na íntegra parte da sua fala na sessão da semana passada quando abordou a necessidade de se convocar concurso público para preencher as vagas no quadro de agentes.

O vereador lembrou que segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é necessária a contratação de mais 10 agentes. Faltam agentes no Eldorado, Geraldo Garcia, Jibóia, Bafo da Onça, São Pedro e também no Nazaré, onde o programa de saúde da família, sequer, foi implantado. Dos 9 agentes de licença médica, seis são da zona rural. O do Jibóia pediu demissão. Na área urbana são necessários três agentes para o centro da cidade; um na Unidade Básica do Jandaia; um no Cleide Piram; um no Cascatinha e outro para a equipe que será montada na UBSF Diva Nantes, recém-inaugurada.

Ouça o pronunciamento do Vereador.