Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Política

Zé Teixeira rompe com o PSDB, destitui executiva do DEM e entrega partido a Marcelo Ascoli

Com a decisão do deputado, o partido sofrerá uma debandada, com a saída de alguns filiados históricos.

Flávio Paes/Região News

02 de Outubro de 2015 - 08:27

O deputado estadual Zé Teixeira, em rota de colisão no plano estadual com o PSDB, esteve nesta quinta-feira em Sidrolândia para destituir a Executiva municipal do DEM (Democratas), entregar ao controle do vice-prefeito Marcelo Ascoli e anunciar apoio a uma eventual candidatura dele à prefeito em 2016.

Com a decisão do deputado, o partido sofrerá uma debandada, com a saída de alguns filiados históricos como a ex-vice-prefeita Solangi Stefanello, que permanecerão alinhados com os tucanos. Também perdeu a oportunidade de ganhar o primeiro vereador em Campo Grande. Cledinaldo Cotócio, que já se desfilou do PP, pretendia ingressar na sigla, mas recuou, devendo migrar o PPS, partido que está na base de apoio do Governo.

Teixeira diz que resolveu substituir a Executiva do Democrata porque não gostou do seu desempenho eleitoral em Sidrolândia na eleição de 2014, quando obteve 50 votos, o que ele considerou muito pouco diante do apoio que teria dado a campanha do PSDB para prefeitura, fornecendo todo o material de campanha.

Antes de destituir a Executiva do Democratas, Zé Teixeira se reuniu com o vice-prefeito na tentativa de atrai-lo para o partido. Ascoli não aceitou o convite porque já tinha se comprometido com o PSL, numa articulação, que segundo consta, teria o aval do senador Delcídio do Amaral.

A ex-presidente da Executiva diz que foi surpreendida com a decisão do deputado. "O deputado me informou por telefone da nova orientação de alinhamento com o dr. Marcelo. Como participo do governo,como coordenadora de políticas públicas da mulher,não teria como seguir esta recomendação". Solangi lembra que assumiu a Executiva do partido em 2012, atendendo ao apelo do próprio deputado que na época dissolveu a Provisória no dia em que aprovaria a coligação com o PMDB.